terça-feira, 3 de maio de 2011

Planejando a Micareta


Terminada a Micareta é hora de planejar a do próximo ano. Todo mundo diz que vai refletir sobre os erros para corrigir no próximo ano. Mas, não é o que acontece. Até porque a partir de agora só se pensa nos festejos de São João e São Pedro. Estes festejos também precisam ser repensados. Então, porque não aproveitar o momento para se promover uma discussão séria sobre o assunto?
Está mais do que claro, e é voz geral de que a Micareta não pode mais ser realizada no centro da cidade. A festa ganhou proporções gigantescas e precisa de um palco próprio. Do jeito que está só está trazendo prejuízos para boa parte da população, principalmente para os comerciantes e moradores da Avenida Presidente Dutra e adjacências, e para os motoristas que trafegam pelo local. Isso sem se falar no surto de patologias que acomete a população logo após a realização da festa.
Muito tem se falado no aproveitamento do Parque de Exposições João Martins da Silva como palco para a Micareta. Realmente, com alguns investimentos aquele seria o local ideal. Mas parece que há outros planos para o Parque, já se tendo falado até em terceirização e profissionalização da Expofeira e outros eventos agropecuários. Porém espaço é o que não falta. Resta saber se há vontade política para fazer a mudança.
É válido lembrar que mesmo o Parque de Exposições, caso seja terceirizado, vai ser posto abaixo para dar lugar a uma estrutura mais moderna e funcional. O atual está obsoleto. Então, já que vai ser demolido mesmo, porque não construí-lo em outro local? Para abrigar a Micareta, o Parque necessita de poucas modificações, não precisa ser demolido. Além do mais, seria uma oportunidade para o governo do Estado cumprir a promessa de abrir a Avenida Nóide Cerqueira até a BR-324, que seria utilizada como acesso alternativo, liberando a perigosa BR-324.
Os festejos juninos têm crescido no Município. As festas nos distritos estão ganhando mais público a cada ano. Mas a Sede precisa de um grande “São João”. Isso também é voz geral. Diz-se que o Parque de Exposições também é um palco ideal para a festa. A realização de um grande festejo junino naquele espaço seria um bom teste para se saber se ele também se presta a abrigar a Micareta.
Tudo se encaixa, mas, como eu disse, é necessário ter vontade política para se efetuar as necessárias mudanças.
Pode ser feito. Resta saber se interesses ocultos irão permitir.

Nenhum comentário: