quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cientistas anunciam a descoberta de evidências da 'partícula de Deus'

O Bóson de Higgs está mais perto de ter sua existência confirmada, segundo o anúncio de pesquisadores que dizem ter encontrado novos indícios da chamada "partícula de Deus" no Grande Colisor de Hádrons (GCH) em Genebra.

A partícula é considerada o pedaço que falta na principal teoria da física de partículas - conhecida como Modelo Padrão -, que descreve como partículas fundamentais, que formam os átomos, interagem.
Segundo a teoria, logo após a explosão do Big Bang, quando o Universo foi criado, teria surgido o Bóson de Higgs, que deu massa a todas as outras partículas.
Simulação do Big Bang
Objetivo do experimento é recriar as condições após o Big Bang

A busca por ele foi um dos principais motivos da construção do Grande Colisor de Hádrons, o acelerador de partículas mais poderoso já construído, na fronteira entre a Suíça e a França.
O acelerador promove colisões tão fortes entre átomos que elas recriam as condições do momento após o Big Bang, na esperança de encontrar a "partícula de Deus".
Nesta terça-feira, dois projetos que utilizam o Grande Colisor de Hádrons dizem ter achado o que podem ser sinais do Bóson de Higgs.
Mesmo que isso se confirme, os cientistas não poderão chamá-lo de descoberta, porque até agora, os dois resultados podem ser somente flutuações nos dados.
Mas o que está causando grande expectativa entre os cientistas é que, segundo relatos, os dois experimentos, usando métodos diferentes, encontraram os mesmo sinais no mesmo local, que era previsto na teoria do Modelo Padrão. (BBC Brasil)