quarta-feira, 18 de junho de 2014

Alex Ferraz

E DEPOIS?
De um leitor: "Que beleza a segurança em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e demais cidades sedes da Copa nestes dias, hein?! Sou solidário a um carioca que em entrevista, sábado, questionou: será que após o dia 13 de julho continuaremos vendo tanta polícia e equipamento nas ruas?"

Frase: O melhor item de segurança no trânsito é um policial no retrovisor (Dudley Moore, 1935-2002, ator americano)

Trânsito: novos radares, limites discutíveis
Novos radares na Barra vão funcionar agora no final de junho, com limites de velocidade entre 20 e 30 km/h, além de fiscalizarem as placas, pois só será permitida a circulação de veículos de moradores em alguns trechos.
Bem, este é o início de uma operação que deverá instalar mais de 600 radares na capital baiana. Faz muito tempo que faço esse pleito, inclusive com especial ênfase na questão da invasão de sinal vermelho. No entanto, paira uma preocupação: é que, algum tempo atrás, foram anunciados alguns limites de velocidade para avenidas de Salvador, e, entre eles, está o que seria estabelecido na Avenida Contorno, hoje com velocidade permitida de 70km/h. Esse limite baixaria drasticamente para 40 km/h. Ora, convenhamos que é muito pouco para uma avenida daquele porte e pode se transformar numa armadilha para arrecadar milhares de multas, pois até mesmo por mêdo da violência muitas pessoas tenderão a manter pelo menos 60 km/h, em alguns trechos.
Portanto, é necessário que a prefeitura veja com bastante cautela as mudanças que vai promover nos limites de velocidade em Salvador. Quarenta quilômetros por hora para Avenida Sete, Carlos Gomes, D. João VI etc, seriam perfeitos. Mas para a Contorno! E as avenidas de vale?
Outra preocupação é evitar as armadilhas montadas com a mudança brusca do limites de velocidade, como aconteceu, na administração passada, no trecho Rio Vermelho/Amaralina, onde, num trecho de menos de dois quilômetros, os limites variavam bruscamente de 60 para 40 km/h retornavam para os 60.

Petrobras
saiu de campo (I)

A notícia: "Senadores e deputados ligados a empreiteiras enroladas nas investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, articulam a convocação de mais de 250 depoimentos na CPI Mista da Petrobras. O objetivo é arrastar o caso indefinidamente e manter o foco da CPMI longe dos donos de grandes construtoras, que investem pesado em uma 'tropa de choque' que os livre do banco de depoimentos."

Petrobras
saiu de campo (II)

O comentário: como era amplamente previsto, o assunto Petrobras saiu de campo e entraram as seleções mundiais.
Mais uma vez, ainda mais com a Copa sendo realizada aqui, o futebol mundial abafa tudo. Não tem mais queixas contra hospitais, insegurança pública, escolas depredadas, péssimo serviço de transporte etc.
Agora, só depois da Copa. Será que vão retomar o fôlego? Eu, particularmente, tendo a seguir alienado e vou mergulhar nos campeonatos nacionais, estaduais, de várzea etc. Já que é assim, tchau e bênção!

Moradores
pedem socorro
Bem, enquanto ainda mantenho um restinho de ânimo para reclamar, vou fazer coro aqui com moradores e todos aqueles que transitam para Rua São José de Cima, ligação Lapinha/Barbalho.
Consertada recentemente, encontra-se, já, em frangalhos outra vez. Devido ao trânsito pesado e um serviço provavelmente mal feito. Isso ai...

Para quem
interessar possa (I)

Nesses tempos de urros pela Seleção, lá vai uma notícia política importante, publicada pela Tribuna da Imprensa:
"Com as atenções dos brasileiros voltadas para a Copa do Mundo, o Partido dos Trabalhadores realiza no próximo sábado (21) a Convenção Nacional para decidir a candidatura da presidenta Dilma Rousseff na disputa à reeleição. De concreto, mesmo, somente a formalização da aliança com o PMDB, com a confirmação do nome do vice-presidente Michel Temer como companheiro de chapa de Dilma ou de Lula, que diz não aceitar a candidatura, mas sempre deixa antever que essa possibilidade ainda existe."

Para quem
interessar possa (II)

E conclui: "A expectativa é enorme, porque o movimento 'Volta, Lula' é amplamente majoritário no partido. Se houver apresentação de duas chapas, Lula vence com a maior facilidade, até porque a presidente está em viés de queda nas pesquisas, que já indicam não somente que haverá segundo turno, como também que, na margem de erro, a situação passou a ser de empate técnico com o candidato do PSDB, senador Aécio Neves."

Nenhum comentário: