sexta-feira, 6 de junho de 2014

Alex Ferraz

PREVISÍVEL
O primeiro prazo para conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, lançadas em 2007, era 2010. Recentemente, falou-se em 2014 mas o próprio governo já admite que esse prazo pode se esticar para 2015. Quanto ao custo, começou com previsão total de R$ 4,8 bilhões, mas não sairá por menos de R$ 8 bilhões. Coisas do Brasil...

Frase:Para os amigos tudo, para a classe média, a TV

Torcedores privilegiados custarão R$ 9 milhões
A notícia: "Órgãos públicos e de economia mista gastaram mais de R$ 9 milhões com ingressos de cortesia para milionários, empresários e parceiros para a Copa do Mundo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, do montante de R$ 9,1 milhões, R$ 5 milhões foram gastos pelo Banco do Brasil, ainda em 2012. O BB não informa quanto bilhetes foram comprados e nem para quais partidas, mas a distribuição será feita entre clientes selecionados pela instituição financeira – a maior parte investe mais de R$ 50 milhões e são classificados como 'ultra high'. A Caixa Econômica Federal também dará os benefícios para seu público interno, ao custo de R$ 1,8 milhão, por 480 ingressos de 19 partidas. Cerca de R$ 1,5 milhão do total, o correspondente a 320 tíquetes, direcionados a donos de lotéricas, por meio da campanha 'Bateu é Gol'. O Banco de Brasília (BRB) gastou R$ 1,2 milhão em 30 ingressos para clientes, para os jogos realizados no Estádio Nacional, no Distrito Federal. A administração do Porto de Suape reservou um camarote para 18 pessoas na Arena Pernambuco, por R$ 745 mil."
O comentário: não bastasse a gastança absurda nos estádios (fala-se em mais de R$ 9 bilhões), o governo agora mete a mão no dinheiro público para privilegiar uma elite de torcedores com convites "0800".
Enquanto isso, a "nova classe" média vai assistir à Copa como sempre assistiu: em casa, pela TV, bebendo uma cervejinha (a mais barata), comendo carne do sol. Mas que não exagere na torcida, porque se precisar de um hospital público pode correr o risco de morrer na porta.

Será o efeito
Copa do Mundo?

Em Itapuã, num prosaico quiosque na rua, uma cerveja Schin (dita das mais baratas) está sendo vendida a R$ 7,50.
A mesma garrafa de 600 ml custava em torno de R$ 5, uns meses atrás. Haja inflação!

Nosso metrô e
o deles (I)

Pontualidade britânica, limpeza exemplar e ar condicionado quase congelante. Eis algumas das características do metrô de São Paulo, principalmente na Linha Amarela, inaugurada em 2011.
Quando vejo as fotos do nosso metrozinho, aqui, ficou com medo do caos que poderá caracterizar suas estações e seu interior.

Nosso metrô e
o deles (I)

No metrô paulistano, rigorosamente não se vê um palito de fósforo no chão das estações e muito menos dentro dos trens.
Claro que para isso a administração conta com a educação da população...

Até João tem
dúvida (I)

Do jornalista Carlos Newton, no blog Tribuna da Imprensa: "Não se fala em outra coisa no Planalto, no PT e no Instituto Lula. Aliás, não se fala em outra coisa também no governo e na oposição. Todas as atenções estão concentradas para o diagnóstico feito pelo publicitário João Santana, que Dilma pensa ser marqueteiro dela, mas na realidade trabalha para o PT."

Até João tem
dúvida (II)

E conclui: "Numa reunião da campanha de Dilma na noite de anteontem (terça-feira) no Palácio da Alvorada, diante do ex-presidente Lula e da atual presidente, o publicitário teria apresentado pesquisas mostrando que caiu a confiança do eleitor na capacidade do governo para promover mudanças. 'A coisa está realmente feia para o governo federal', teria dito Santana à cúpula do partido, segundo a Folha de São Paulo." Êita!

Nenhum comentário: