quinta-feira, 19 de junho de 2014

Onde Erramos



         Ao saber da notícia de que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, vai apressar a sua aposentadoria porque não suporta mais os insultos e ataques pessoais dirigidos a ele por parte dos advogados dos ladrões do Mensalão, eu me pus a pensar onde foi que erramos. Como foi que deixamos que as coisas chegassem a este ponto.
         Juntando alguns pedaços da nossa história recente, tentei reconstruir mentalmente a nossa trajetória política. Lembrei que o golpe militar de 64 aconteceu porque a sociedade já não suportava a baderna, o desrespeito, a molecagem e o caos implantados pelos partidários do regime comunista. Ideologias políticas à parte, o fato é que o comunismo foi vencido, ou pelo menos detido momentaneamente, e o país retomou o caminho da ordem e do progresso.
         Contudo, como soe acontecer com quem detém poderes absolutos, os militares que deram o golpe meteram os pés pelas mãos e passaram a agir como carrascos dos cidadãos brasileiros que não compactuavam com os seus métodos de governar o país. O medo de que o País retornasse ao caos anterior, impediu a sociedade de reagir com veemência às atitudes dos militares. E o resultado foi desastroso. Prisões, torturas e assassinatos de pessoas que apenas discordavam politicamente dos governantes, como se isso não fosse um direito democrático.
         Ninguém derrubou a ditadura militar, ela caiu por si mesma apodrecida nos seus alicerces e nas suas entranhas. E nós o que fizemos depois? Continuamos a enaltecer as ideologias políticas, os partidos, sem observar o caráter e o comportamento daqueles que elegemos. Novamente o resultado foi desastroso. Uma reforma política se fazia mais do que necessário no país. Mas, já era tarde, não tínhamos mais forças para exigi-la dos governantes.
         O sistema político brasileiro ficou tão deteriorado que os homens de bem começaram a se afastar da política dando lugar aos malandros, vagabundos, ladrões e bandidos de toda a extirpe. Esse é o retrato do Brasil de hoje: Uma juventude alienada e uma sociedade covarde e submissa. Há 10 anos o PT vem implantando paulatinamente uma ditadura de esquerda, que já começa a ficar mais que evidente e não temos forças para reagir.
         E quando algumas pessoas vão as ruas protestar, é reprimida pela força policial que o governo patrocina. Alguns gatos pingados promovem algum quebra-quebra e isso vira cavalo de batalha para o governo dizer que quem está protestando são vândalos e não cidadãos.  Na verdade, os verdadeiros vândalos são os membros do governo. É essa gente que faz com que nossos filhos não tenham educação descente, que nossa gente morra nas portas dos hospitais sem atendimento, e que os ladrões e assassinos permaneçam soltos em meio a cidadãos de bem que se sentem encurralados em suas casas.
         Ninguém venha me falar de vandalismo, porque eu sei quem são os verdadeiros vândalos e com certeza não somos nós. Nós somos os verdadeiros trabalhadores.

Nenhum comentário: