quinta-feira, 19 de maio de 2016

Maioria de brasileiros aprova entrada de refugiados no país, mas não na própria cidade ou casa, diz pesquisa

Os brasileiros estão dispostos a receber refugiados no país, mas a aceitação cai quando o assunto é acolher esses imigrantes na própria cidade ou em casa.
Uma pesquisa encomendada pela ONG Anistia Internacional mediu a receptividade do público a refugiados em 27 países, e o Brasil ficou em 18º lugar no ranking elaborado pela consultoria GlobeScan.
O estudo no Brasil ouviu 804 pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, numa amostra que representa 23% da população.
Os resultados mostraram que 39% dos entrevistados no Brasil disseram que aceitariam no país pessoas fugindo de guerras ou perseguição em outra nação. O percentual de quem não aceitaria a entrada de refugiados no país ficou em 19%. Outros 20% afirmaram que receberiam refugiados em seu bairro, 16% na cidade e 6% na própria casa.
O chamado Refugees Welcome Index (Índice de Receptividade a Refugiados, em tradução livre) listou os países em uma escala de 0 a 100, onde 0 significa que todos os entrevistados recusariam a entrada de refugiados e 100, a aceitação desses imigrantes no próprio bairro ou casa.

O índice do Brasil foi 49, à frente apenas de Argentina (48), África do Sul (44), Nigéria (41), Turquia (39), Quênia (38), Polônia (36), Tailândia (33), Indonésia (32) e Rússia (18).

Confira matéria no BBCBrasil

Nenhum comentário: