quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Dia da Música Popular Brasileira (MPB)


A música faz parte da cultura e da identidade de uma nação, é através desta arte que podemos conhecer a essência de um povo. O Brasil é um país rico culturalmente e quando falamos de música, é impossível não citar a MPB (música popular brasileira), cujo data de comemoração é 17 de outubro.
Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
O movimento surgiu em meados dos anos 60, e até hoje seus idealizadores, compositores e músicos, são reverenciados em todo o mundo. Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Vinícius de Morais, Toquinho, são algumas lendas que figuram nesta seleção de “arquitetos” da história musical brasileira.

Origem
A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades.
No começo do século XX surge o samba e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje.

Vamos conhecer um pouco de grandes nomes dessa maravilha que é a MPB.

Milton Nascimento
Começamos com um dos grandes músicos do país: Milton Nascimento. Um dos mais influentes cantores do Brasil, o mineiro criado no Rio de Janeiro que possui notáveis sucessos, foi um dos pilares da fundação do “movimento MPB”. Sua voz e talento atravessaram continentes, o cantor já se apresentou nos 4 cantos do mundo. Extremamente talentoso, Milton recebeu o Grammy (Oscar da música) 5 vezes. É inegável que sem Milton Nascimento, a MPB não existiria.

Jerry Adriani
O Elvis Presley brasileiro, como foi apelidado, depois de gravar dois discos em Italiano, em 1965 lançou Um Grande Amor, seu primeiro disco gravado em português. Tornou-se apresentador do programa Excelsior a Go Go, na antiga TV Excelsior de São Paulo, ao lado do comunicador Luís Aguiar; apresentava músicas dos Vips, Os Incríveis, Cidinha Campos, entre outros. Entre 1967 e 1968, já na TV Tupi de São Paulo, passou a apresentar A Grande Parada, ao lado de artistas, como Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marília Pera. Era um musical ao vivo que apresentava grandes nomes da música popular brasileira.
Foi responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro. Eles eram amigos desde a época em que Raul tinha uma banda em Salvador, chamada Raulzito e os Panteras, que posteriormente foi a banda de apoio de Jerry durante três anos. Entre as músicas que a banda tocava, ambas compostas por Raulzito, estão "Tudo Que É Bom Dura Pouco", "Tarde Demais" e "Doce Doce Amor". Entre os anos de 1969 a 1971, Raul Seixas foi seu produtor, até iniciar a carreira solo. Se manteve ativo por mais de 50 anos, fazendo shows pelo Brasil a fora, até um mês de sua morte em 23 de abril de 2017.

Raul Seixas
O "maluco beleza" é considerado o pai do Rock brasileiro. Raul Seixas e sua brilhante carreira, com apresentações memoráveis e voz marcante, fizeram do artista um ícone da música brasileira. Em 26 anos de carreira, Raul lançou 17 discos. Com um estilo musical que misturava rock e baião, o último disco lançado por ele "A Panela do Diabo" vendeu 150 mil cópias.

Rita Lee
Com um estilo musical irreverente e totalmente autoral, Rita Lee escreveu seu nome na história da música popular brasileira. O rock deu à ela projeção nacional tornando-a uma referência na década de 70. Rita Lee consolidou-se no cenário musical e foi uma das primeiras mulheres a usar uma guitarra elétrica. Seus diversos sucessos, como "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Erva Venenosa" fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. Com 22 premiações na carreira, Rita Lee é uma das maiores vozes femininas que o país já produziu.

Elis Regina
Elis, uma das maiores cantoras de todos os tempos, a voz inigualável que atravessa gerações. A "pimentinha", apelido dado por sua amiga Rita Lee, enfileirou sucessos e ganhou diversos prêmios durante seus 20 anos de carreira, sendo comparada a estrelas da música mundial como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. O domínio no palco era impressionante, tanto que após apresentar-se no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, em 1979, Elis ficou conhecida entre os críticos europeus como “a nova Ella Fitzgerald”.

Luiz Gonzaga
O "rei do baião" Luiz Gonzaga, foi um dos mais importantes personagens da história da música popular brasileira. Carregando uma sanfona, instrumento que até hoje é associado a seu nome, o cantor e compositor transformou o ritmo nordestino rompendo barreiras nacionais e internacionais. "Asa Branca", sua composição de maior sucesso, é considerada uma das 100 músicas mais importantes da história do Brasil, ela já foi regravada por mais de 20 artistas e possui até versão em inglês.

Toquinho 
Qualquer criança que cresceu no Brasil a partir de 1983 já ouviu uma música do Toquinho. O cantor e compositor fez sucesso na música infantil com canções como Aquarela e O Caderno. Além de sua “MPB versão infantil”, Toquinho também ficou conhecido pela forte parceria com Vinícius de Moraes, que rendeu 120 canções. 

Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes não poderia ficar de fora dessa lista,  Vinícius dizia que era poeta acima de qualquer outra coisa, e é daí que vem o sucesso de suas composições.  Arrastão, Garota de Ipanema, Onde Anda Você são das mais conhecidas do cantor e demonstra todo o romantismo do Poetinha.

Taiguara
Taiguara é uruguaio de nascença, mas foi naturalizado brasileiro. Ele foi o compositor brasileiro mais censurado pela ditadura: teve 68 canções censuradas e foi proibido de se apresentar diversas vezes. Assim como outros cantores e compositores de sua época, Taiguara serviu de inspiração para a nova geração da MPB
O cantor começou sua carreira compondo músicas românticas, mas logo se tornou um grande escritor de canções de protesto, como Que As Crianças Cantem Livres, sua música mais famosa.

Esses são apenas, digamos, um por cento dos que fizeram e fazem a MPB, como Maria Bethânia, Gal Costa, Jorge Bem, Tim Maia, Simonal, e mais e mais.


Com informações da internet.

Nenhum comentário: