sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Ciência e religião

     “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu tenha vista. Disse-lhe Jesus: Vai! A tua fé te curou”. Várias passagens do Evangelho Cristão se referem à cura do corpo e do espírito através da fé. O tema gera polêmica até os dias de hoje, mas há uma tendência crescente entre médicos e cientistas em aceitar que a fé, se por si só não cura, ajuda muito durante o tratamento de enfermidades. Aliás, a Igreja e a Ciência, antes totalmente antagônicas, hoje estão se aproximando e já concordam em diversas questões que antes eram consideradas dogmáticas, tabu mesmo.
            A maioria dos médicos entende que se um paciente tem fé, acredita na interseção divina para sua cura, isso facilitará em muito a sua recuperação. Uma pessoa com um estado emocional positivista, otimista, tem mais chances de se recuperar, e se recupera com mais rapidez do que uma pessoa negativista, pessimista. E é aí que entram a psicologia e os tratamentos alternativos que buscam a cura do indivíduo através da espiritualidade.
            As pessoas que acreditam na cura espiritual buscam tratamento através de pessoas tidas como dotadas de mediunidade ou estudiosas das energias corpóreas, para receber tratamento. Submetem-se a rituais de imposição de mãos como o Reiki, o passe dos espíritas, o Johrei dos messiânicos, ou até os banhos de folhas praticados pelos adeptos do Candomblé. A acupuntura busca equilibrar as energias corpóreas através dos Chakras, que são centros de energia localizados em pontos estratégicos do corpo humano.
            “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são) é uma famosa citação Romana, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. E a resposta seria a de que o homem deve zelar sempre pela saúde do seu corpo e, para tanto, cultivá-lo sempre, através da prática de esportes, do fisiculturismo, e manter-se distante de tudo que possa afligir a sua mente e o seu espírito. Os Sete Pecados Capitais são nada menos que comportamentos que afetam a saúde do corpo humano.
            “Eu juro cumprir a promessa de aplicar os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça”.
            Esse texto, extraído do “Juramento de Hipócrates”, proferido por todos os médicos no dia da formatura, nos leva a crer que o próprio Hipócrates, considerado como figura das mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado “Pai da Medicina”, homem de muita ciência, era também um espiritualista, porque com este juramento ele cumpre o mandamento cristão de “amar ao próximo com a ti mesmo”.
            Os céticos, os materialistas, talvez possam explicar esta frase proferida por um cientista: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”. (Louis Pasteur)
            Parabéns a todos os médios pela passagem do seu dia!
(Texto escrito e publicado no dia 18.10. 2012)

Nenhum comentário: