quinta-feira, 8 de julho de 2021

Exame de diagnóstico da Covid em drive thru passa a funcionar em novo endereço

   

Antes era feito na Secretaria Municipal de Saúde

O Drive-Thru para coleta de exames RT-PCR, que possibilita o diagnóstico da Covid-19, será realizado no Terminal do BRT, na avenida Nóide Cerqueira. Antes, as testagens eram realizadas no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As coletas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento – realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além do Terminal, 7 policlínicas, 2 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU) e as Unidades de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha, Corredor dos Araçás e Liberdade I, II e III também realizam o exame PCR – um total de 15 unidades em Feira de Santana.

SOBRE O EXAME

O exame é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz ou garganta por swab – espécie de bastonete gigante. A coleta é feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação.

O PCR comprova a infecção nos dias iniciais. Os critérios para a notificação são determinados pelo Ministério da Saúde, através do relato de sintomas que o paciente apresenta. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros são prestadas nas unidades.

Nenhum comentário: