sábado, 10 de junho de 2017

Ah! Minha cara “Dotôra”



        
O professor Edilson Veloso sofreu um ataque preconceituoso vindo de alguém que sequer o conhece. Veloso além da fina educação caseira, é formado em Educação Física e, não obstante sua formação esportiva, tem gosto pelas letras. Lê muito, escreve bem e tem muito conhecimento musical, adquirido na convivência com artistas aos quais ele tem acesso através das suas incursões no rádio, onde é sempre convidado a participar de programas ou até mesmo a trabalho, como recentemente quando integrou a equipe de uma emissora local que cobriu a Micareta. Inteligência e conhecimento não lhe faltam.

         Ele costuma postar textos nas redes sociais, e até mesmo poemas, sem se considerar poeta, mas que são agradáveis à leitura. E foi numa destas postagens que uma mulher fez um comentário pondo em dúvida autoria dos textos de Veloso, argumentando que ela, que tem “Doutorado”, não escrevia tão bem. Assim “como acreditar que os textos são dele”?


         Ah! Minha cara “dotôra”. Que tamanha bola fora. A senhora expôs pra centenas ou milhares de pessoas a sua inveja, o seu preconceito, despeito e burrice. A sua formação deve ser fruto da hipocrisia socialista que prega “Universidade Para Todos”, como se a natureza não fosse seletiva na nossa criação, separando-nos em burros e inteligentes, fortes e fracos, corajosos e covardes, e por aí vai. A Universidade não dá inteligência a ninguém, ela apenas amplia as capacidades inatas de quem as tem. Uma vez formado o indivíduo, é hora de ir à luta e mostrar o que aprendeu. A senhora, a julgar por sua atitude, pode ter até aprendido alguma coisa do que estudou, mas ai de quem precisar dos seus serviços, porque na escola da vida a senhora está reprovada.

         Pela sua ótica, o grande poeta Patativa do Assaré, o compositor João do Vale, e tantos outros artistas, jamais seriam os autores dos seus versos, porque não possuem “Doutorado”, e eles sequer frequentaram a escola. O talento é inato minha cara, e a formação acadêmica dá a quem o tem as ferramentas necessárias para utilizá-lo melhor. Quem não tem talento, vira esse tipo de gente em que a senhora se tornou: Invejosa, amargurada, infeliz, despeitada, que não se compraz em contemplar uma obra De arte porque foi incapaz de fazer igual. No seu caso, em relação ao professor Edilson Veloso, algumas centenas de livros vos separam.

         E para encerrar deixo uma frase que gosto muito, embora desconheça a autoria: “Guerreiros não nascem feitos. São forjados no campo de batalha”.


        

Nenhum comentário: