quarta-feira, 7 de junho de 2017

Jailton Batista lança As voltas do mundo, seu segundo romance



Não é autobiográfico, mas muitos dos seus personagens foram pinçados da Feira de Santana dos anos 30 aos anos 60, quando a história se passa. “As voltas do mundo”, o segundo romance do escritor Jailton Batista, como ele mesmo define, é um livro de costumes, sem nostalgia, mas com grande pegada memorialista.

O lançamento na cidade aconteceu na noite desta terça-feira, 6, no Casarão Fróes da Mota, sede da Fundação Senhor dos Passos. O prefeito José Ronaldo de Carvalho e muitas outras autoridades municipais e amigos do escritor prestigiaram o evento.


Jailton Batista, que diz ser ex-jornalista, tem uma longa história na imprensa local. Trabalhou no extinto Feira Hoje, além de outros jornais, foi assessor de comunicação empresarial e secretário de Comunicação Social, no segundo governo de Colbert Martins, e de Cultura, Esporte e Lazer, no terceiro mandato de José Ronaldo de Carvalho.

“As voltas do mundo” é focado, para quem acredita, nas linhas traçadas pelo destino, inevitáveis acontecimentos relacionados à ordem cósmica. Personagens descobrem que no fim da vida ele, o destino, é o responsável por fazer suas histórias.

O escritor diz que buscou fazer uma transposição do passado para o presente, no sentido de fazer uma reflexão sobre o futuro. “Muitas pessoas que viveram naquela época se virão como personagens do livro”, comentou.


Para o prefeito, livros que abordam o município e seus personagens, são sempre bem vindos. “São acontecimentos e pessoas que são perpetuadas na nossa história. Daí a importância deste livro”. O primeiro romance de Jailton Batista foi “Duas mulheres, dois amores e uma guerra civil”, ambientado na guerra civil angolana.

Nenhum comentário: