terça-feira, 21 de maio de 2019

A empresa com 2 mil atores que aluga namorados, amigos e até pais no Japão

Yuichi Ishii é um japonês muito mais alto do que a média. Magro, de aparência tranquila e rosto cansado. Não é para menos. Ele está prestes a completar 38 anos, mas tem mais filhos que qualquer outra pessoa da sua idade.
A diferença é que eles são seus filhos apenas quatro horas por dia, algumas vezes por semana, dependendo da necessidade de cada cliente.
Há dez anos, ele fundou a empresa Family Romance, especializada no aluguel de amigos e familiares.

A companhia conta com uma equipe de 2,2 mil funcionários prontos para serem pais, mães, primos, tios, avós ou namorados. E, embora muitos japoneses não estejam cientes da existência deste negócio, a popularidade do carismático empreendedor está crescendo a cada dia.
O diretor de cinema alemão Werner Herzog se interessou pela história e foi para Tóquio rodar o filme Family Romance, LLC, que estreou no Festival de Cannes deste ano, e conta com Yuichi Ishii como protagonista.
Nos próximos meses, Ishii vai lançar o livro Human Rental Shop ("Loja de aluguel de humanos", em tradução livre), em que relata as inúmeras experiências que permitiram a ele fazer parte de centenas de famílias, mas sem pertencer a nenhuma delas de fato.
Ele conta à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, sobre a mistura inevitável de sentimentos e a contribuição que assegura dar para a sociedade japonesa.

O que é a Family Romance?

Em poucas palavras, é uma empresa que presta serviço para quem está com problemas e precisa suprir certas carências. Sou falso, mas por algumas horas eu realmente serei seu amigo ou seu parente.
Há muita gente que contrata esse serviço com propósitos muito diferentes. Alugamos todos os tipos de parentes, para todos os tipos de situações.
Por exemplo, se alguém precisa de pais postiços para apresentar à noiva ou ao noivo, porque por algum motivo não pode apresentá-los aos pais verdadeiros, recorre a este serviço.
Neste momento, procuramos pessoas que sejam parecidas com os familiares "originais" para desempenhar o papel - mesma altura, corte de cabelo, idade, etc.
Quem tem dificuldade de fazer amigos, pode alugar um. Nós agimos como verdadeiros amigos, gostamos de sair para fazer compras, bater perna, conversar, etc.
Pode ser também um acompanhante para ir a um casamento. O que for. Há idosos que alugam filhas, filhos, netos para recriar o que já viveram ou nunca chegaram a ter.
Os clientes podem usar nossos personagens para ficar a sós com eles ou apresentá-los a outras pessoas.
Nossa missão é nos tornar oficialmente a pessoa que estamos representando.
A estrutura familiar da nossa empresa tem todos os personagens, incluindo avô, avó, bebês, tios, primos, etc.

A origem da ideia

Há 14 anos, aos 24 anos, eu tinha uma amiga que era mãe solteira. Ela queria matricular o filho em um jardim de infância privado, mas eles solicitaram uma entrevista com o pai e a mãe da criança.
Não funcionou como esperávamos porque a criança e eu não conseguimos agir realmente como uma família, mas percebi que havia algo interessante nessa carência familiar.

Existem muitas famílias monoparentais no Japão, e há cerca de 200 mil divorciados por ano.
Na sociedade japonesa, assim como em muitas outras, uma família monoparental tem desvantagens. Então pensei que se criasse um serviço para alugar famílias, poderia ser usado como um complemento às relações. Esse foi o gatilho.
Decidi chamar a empresa de Family Romance, inspirado no ensaio homônimo de Sigmund Freud.
O texto fala sobre a fantasia da família ideal que as crianças têm e, quando estávamos começando, achei que essa premissa era muito semelhante ao serviço que queríamos oferecer.

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