sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

 


A ignorança...

         Os Illuminati (iluminados) é um nome historicamente ligado aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta da época do Iluminismo. Os objetivos da sociedade eram opor-se à superstição, ao obscurantismo, à influência religiosa sobre a vida pública e aos abusos de poder do estado. Juntamente com a Maçonaria e outras sociedades secretas, foram proibidas por um édito do soberano bávaro Carlos Teodoro, com o encorajamento da Igreja Católica. Muitos intelectuais influentes e políticos progressistas se consideraram membros dos Iluminati o que atraiu literatos governantes da época. Hoje em dia eles já não existem. Mas, na semana passada, um amigo me perguntou se eu não achava que essa Pandemia e as tais vacinas experimentais, não eram “coisa da família Luminati, da qual Donald Trump Faz parte”. Até agora estou estupefato.

... É que axtravanca o pogressio

            E, como se não bastasse, me aparece a rebolativa Anita, perguntando se “já não é hora de tirar o número 17 da tabuada”. Me deu vontade de pegar uma tábua e dar umas tabuadas nela. Socorreu-me o Dr. César, (O Mestre) dizendo: “Tabuada de Anita, eu vou varrendo, vou varrendo... no molejo”. Perfeito!

Carnaval

Este ano o Carnaval já estaria começando hoje, e terça-feira próxima (16), seria o feriado e a quarta-feira, Cinzas. A Igreja mantém seu calendário e celebrará a Quarta-Feira de Cinzas, dando início ao período de Quaresma. Mas, o Carnaval, por causa da pandemia, foi cancelado em todo o País. Então, porque diabos haverá ponto facultativo na segunda-feira, feriado na terça, e bancos e comércio só reabrem ao meio-dia de quarta?

Pior governador 


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) não foi respeitada, em sua autonomia, diante de atitude do governador, que lhe impôs a perda de um horto mantido pela instituição. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), em discurso na Câmara, na terça-feira passada (9), disse que a medida é arbitrária, por parte do governador Rui Costa, visto que a Reitoria da UEFS recusou, formalmente, inclusive através de nota, a retirada deste espaço de sua competência. A decisão causa um impacto “terrível”, segundo o vereador, especialmente em cursos como Agronomia e Biologia, que se utilizavam do horto para suas atividades de pesquisa e extensão. Não por acaso Rui Costa tem sido apontado como o pior governador que a Bahia já teve.


Autonomia

         Após 30 anos de debates, recuos e omissões, finalmente o Congresso aprovou, de goleada, a autonomia do Banco Central. A esquerda desdenha, agora que não poderá mais nomear políticos para nortear o controle da moeda e dos juros ao sabor da vontade do governante da vez, dizendo que se trata de um fato sem relevância. São as raposas, que não podendo alcançar as uvas, declara que estão verdes.

Insanidade mental

         O João Agripino não satisfeito em Convidar Rodrigo Maia a ingressar no PSDB, está exigindo Aécio Neve tome posição ante Bolsonaro ou deixe o partido, de quebra ainda pediu que o presidente do PSDB deixasse o cargo e o entregasse a ele. É claro que ninguém lhe deu ouvidos. Mas eu fiquei pensando, com tantos desatinos que já cometeu, com classe empresarial toda irritada com ele, prefeitos contestando sua autoridade, tornando-se o governador mais impopular do País, já não passou da hora de uma ação de Impeachment?

Fique em casa e morra

         A morte do músico e humorista Renato Fechine foi por enfarto, mas ocasionado pela profunda depressão pela qual ele passava por estar confinado em casa e sem trabalhar. As estatísticas apontam um crescimento excessivo de mortes por depressão que impulsiona outras enfermidades fatais e suicídios. O vírus tem alto grau de contaminação, mas baixo grau de letalidade. Se não tivessem politizado a pandemia, por motivos escusos, talvez tivessem muito menos mortos. Ainda assim, estamos entre os países que mais recuperaram infectados e que têm os menores índices de morte por milhão. Isso assim porque ainda tem até médico combatendo o tratamento precoce por motivos puramente ideológicos. O povo brasileiro está despertando, mas ainda temos uma maioria de idiotas.

Dica musical

         Minha dica musical desta semana é “Telefone” com Renato Fechine. O músico e humorista Renato Fechine faleceu esta semana vítima de um enfarto fulminante, acredita-se, por causa de uma profunda depressão. Não é difícil de entender, principalmente para mim que sou alegre e feliz por natureza e escolha, e às vezes, durante essa pandemia, me pego triste e cabisbaixo, escondendo minhas lágrimas para não entristecer outras pessoas. O que dizer de alguém que tinha como profissão promover a alegria e o riso, e de repente se ver privado do seu trabalho, sua devoção, seu meio de vida? É duro, é triste. Assim sendo escolhi esta paródia que ele fez da música “O telefone Chora, do Márcio José, onde ele faz o papel de um garotinho, filho de uma mãe solteira, que atende a uma ligação de um namorado da mãe. É muito engraçada. E é sempre assim, com riso e alegria que quero me lembrar de Fechine, nunca com tristeza, até porque, como disse o poetinha, “tristezas não pagam dívidas”.

Philosopher

“Nunca estrague o seu presente por causa do seu passado” (anônimo)

         Contrariando o poeta que disse que “o passado é uma roupa que não nos serve mais”, eu digo que serve sim. Serve para que o tomemos como referência para não cometer erros já cometidos. E, também, nos trazer algumas boas lembranças. Mas não devemos ruminar lembranças ruins. Deixemos os erros do passado onde estão e cuidemos das coisas novas que são boas. Vamos vivenciar esses bons momentos que essa pessoa melhor na qual nos tornamos pode proporcionar a nós mesmos e aos que nos cercam. Pra que estragar os bons momentos do presente com lembranças ruins do passado? Como disse Gibran, alegria e tristeza andam juntas. Enquanto uma se senta à nossa mesa, a outra repousa em nossa cama. Sigamos então assim, vivendo um dia de cada vez, aproveitando nossos momentos felizes e aprendendo com as coisas que nos causam tristezas.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali comemorar mais algumas vitórias do presidente Bolsonaro pelo Brasil. Sorry, periferia.

Nenhum comentário: