sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Água e saneamento

Segundo as estatísticas, 76 milhões de Brasileiros não tem Água tratada nem rede de esgoto, 46 milhões estão no Norte e Nordeste. No entanto, 13 senadores, sendo 12 do Norte e Nordeste, e apenas um do Rio Grande do Sul, votaram contra o Marco Regulatório do Saneamento Básico, que vai levar água tratada e rede de esgotos para todos os brasileiros. São eles: Sérgio Petecão (PSB-Ac); Elisiane Gama (Cidadania-Ma): Jacques Wagner – Olha a nossa Bahia aí gente! -(PT-Ba): Randolfe Rodrigues (Rede-Ap): Cid (Escavadeira) Gomes (PDT-Ce): Veneziano Vital do Rêgo (PSB_Pb): Paulo Rocha (PT-Pa): Humberto Costa (ex-ministro da Saúde) PT-Pe): Jean-Paul Prates (PT-RN):  Zenaide Maia (PROS)_RN): Paulo Paim (PT-RS): Mecias de Jesus (Republicanos -RR): Rogério Carvalho (PT- Se) Weverton Rocha:(PDT-Ma). É esse tipo de gente que o Brasil precisa varrer da vida pública.

Constituição

         O STF faz escola. Agora foi um juiz federal de 1ª instância que, demonstrando desconhecer a Constituição, deu “72 horas para o presidente explicar porque demitiu o presidente da Petrobras”, cujo mandato, aliás, acaba no mês que vem. Depois foi a vez de um sub procurador do Tribunal de Contas da União, pediu ao Tribunal que “interrompa a troca” (maluco?). Não demora vai ter juiz de futebol pedindo à CBF o impeachment de Bolsonaro. Tal qual sugeri quando fizeram o mesmo em relação ao Superintendente da Polícia Federal, o presidente deveria enviar aos solicitantes desses absurdos uma cópia da Constituição, grifando o artigo que diz que se trata de “prerrogativa do presidente”., assim como lembrá-los de que eles existem para defender a constituição de violações e não as cometer.

Pirou geral

         De tanto se dizer que brasileiro entende de tudo, desde fusão nuclear até, passando pela fórmula da bolachinha de gome, até as joias dos anéis de Saturno, que as pessoas acreditaram que é verdade. Todo mundo entende de tudo, e com isso até pessoas semialfabetizadas viraram jornalistas e escrevem e falam sobre tudo, com ares de especialistas. A imprensa militante se aproveita da situação e confunde ainda mais a cabeça do populacho. Foi manchete geral em rádios, revistas e Tvs, que a Petrobrás perdeu 20, 50, 80 e até 100 Bilhões (eu disse Bilhões), porque Bolsonaro demitiu o presidente da Estatal. Antes de mais nada, o presidente não demitiu ninguém, o mandato do presidente da Petrobrás é que termina no mês que vem. Como o presidente anunciou que indicará um outro nome para presidir a empresa, diante do alvoroço da imprensa, as ações da empresa se desvalorizaram, momentaneamente, na Bolsa de Valores. Mas, 2 dias depois já havia uma recuperação. Não houve perde de dinheiro algum para a empresa. Talvez apenas para os desavisados, que venderam suas ações em baixa, e ganhos para quem as comprou. Isso chama-se Mercado de Capitais, que é diferente de Mercado Financeiro, onde, aí sim, há perda de dinheiro, como acontece  quando a moeda perde valor, por exemplo. Exemplo. Mas ainda tem pateta afirmando que a Petrobrás perdeu bilhões.

Genocídio?

         Está nas redes sociais um vídeo de um cidadão de Teixeira de Freitas, município do extremo Sul baiano. Denunciando que o governador Rui Costa mandou que a Vigilância Sanitária recolhesse de todas as farmácias do município, os medicamentos que estão sendo utilizados por um grupo de médicos para combater, gratuitamente, o coroa vírus. E ameaçou cassar o alvará das farmácias que não entregarem os medicamentos. A politicagem prevalecendo sobre a vida das pessoas. Seria isso genocídio?


Genocídio? I

         “A informação é do Ministério Público da Bahia, divulgada no sábado passado pelo portal de informações UOL: a Bahia reduziu nada 857 leitos para atendimento de pacientes de coronavírus, apesar da disseminação da pandemia. Diante do absurdo, o MP está recomendando que o Governo Estadual e a Prefeitura de Salvador reativem e redirecionem leitos clínicos e de UTI (adultos e pediátricos) para a rede assistencial a pacientes da covid-19. Diz a nota que as informações sobre as medidas adotadas devem ser encaminhadas ao órgão num prazo de cinco dias úteis. Segundo os dados levantados pelo Ministério Público, a redução é de 513 leitos clínicos e 344 de UTI em todo o Estado. O portal informa que, na recomendação, o MP está alertando  para a urgência de providências, por parte do Estado e da gestão da capital,  diante do crescimento acelerado dos indicadores epidemiológicos, com o consequente crescimento da demanda nos próximos dias”. (Publicado no jornal Tribuna Feirense)

 Caminhoneiros

         Quero ver qual ministro do STF vai ter peito pra prender um caminhoneiro.

         Muita gente afirma ter fé em Deus. Disse Jesus: “Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês”. Uma cunhada minha estava em seu pequeno comércio quando foi abordada por um ladrão. Em vez de entregar o dinheiro que ele queria, ela passou a falar com ele sobre Deus, sobre Jesus, e como eles estariam tristes com aquela atitude dele. O ladrão começou a chorar e foi embora. Vendo este vídeo, a atitude desse entregador de gás me fez lembrar esse fato e me pus a pensar que existem pessoas assim, cuja fé em Deus é tão grande que enfrentam estas situações com total serenidade. Assistam e, quem sabe, aumente em vocês a sua fé em Deus.

Dica musical

         A minha dica musical desta semana é “O Milagre da Flecha”, de Moacir Franco, com ele mesmo. A música tem um que de pieguice religiosa, mas é boa pra ilustrar o significado da fé. A gente tem ou não tem. Quem tem pode até perdê-la, mas quem não tem pode adquiri-la num piscar de olhos e se tornar tão forte que superará em muito a de muitos religiosos de alta patente. Como no vídeo do entregador de gás, um trabalhador volta ao lar durante a madrugada, e aparece um ladrão para lhe assaltar e ameaça tirar sua vida. Ele não era um homem de fé, mas o final é surpreendente. 


Philosopher

O segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão”. (Gabriel Garcia Marques)

         E volto a abordar este tema, porque estou convencido de que necessário se faz a seres humanos já bem vividos que firme um pacto com a solidão. É muito bom casar-se, ter filhos, netos, vê-los nascer, crescer, e acompanhar com amor e alegria (e algumas tristezas, é claro), ensinando-lhes, passando-lhes nossas experiências, amparando-os, apoiando-os, preparando-os para a vida. Mas, eles crescem e voam. Felizes aqueles que têm a oportunidade de manter os familiares por perto, mas nestes tempos de globalização, está cada vez mais difícil. Eles partem. Às vezes para tão longe que não os veremos nunca mais. Restam apenas alguns amigos, e estes também começam a partir para outro plano da existência. E vamos ficando cada vez mais sós. Mesmo que isso não venha a acontecer com todos, é sempre bom buscar uma boa relação com a solidão. Ela nos dá a chance de conhecermos melhor a nós mesmos, testa nossas emoções e reações, nos remete a reflexões que na lida diária não teríamos tempo de fazer, enfim, nos prepara para uma possível velhice solitária. E assim, sabendo como driblar a depressão, poderemos ter um final menos sofrido

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali exercitar a minha fé em Deus porque nos homens eu não tenho

Nenhum comentário: