sexta-feira, 4 de março de 2011

Pensar (e agir) Feira


Mais uma vez, empresários, profissionais liberais, políticos, jornalistas e diversos outros membros da sociedade organizada, se reúnem para discutir Feira de Santana. Na última oportunidade foi criado o Fórum Empresarial, que se reunia e discutia problemas e soluções para a cidade. Segundo fui informado, as reuniões deixaram de acontecer devido ao afastamento de muitos membros, por conta de interesses pessoais, vaidades e tentativas de imposições de idéias e sugestões. Conheço estas coisas de outros carnavais.
Porém, vejo com bons olhos a fundação do Instituto Pensar Feira (IPF), nascido de uma iniciativa do jornal NoiteDia, através de Cironaldo Santos, que lançou a idéia e conseguiu reunir gente de peso em volta dela. A intenção é provocar uma discussão com a finalidade de desembocar em ações tendo em vista o planejamento e execução do desenvolvimento sustentável de Feira de Santana, pondo um freio na forma desordenada em que a cidade está crescendo.
O IPF deverá ter amparo legal como Fundação ou como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e já conta com o apoio declarado do Prefeito Tarcízio Pimenta, sem o qual eu acho difícil, quase impossível, se levar em frente qualquer ação no sentido de planejar o crescimento da cidade. É válido ressaltar que o prefeito não é dado a seguir planejamentos, agindo mais pelo impulso do coração do que pela razão. Mas, temos que acreditar nas suas boas intenções.
Eu disse que vejo o movimento com bons olhos porque é encabeçado por pessoas amadurecidas, nas quais já não vislumbro vaidades nem interesses individuais. São pessoas vividas, com serviço prestado á cidade, e que sabem que o bem estar coletivo é que dá sustentabilidade às ações individuais. Sabem, por exemplo, que não adianta acumular muita riqueza e viver aprisionado dentro de sua própria casa, devido à miséria que campeia lá fora, gerando violência e dor que acabam atingindo também aos ricos.
Vejo no movimento pessoas que já exerceram ou ainda exercem cargos importantes, e sabem que esta é uma glória efêmera, que não conta nada no final da nossa jornada aqui na Terra. São pessoas que valorizam mais o ser do que o ter. Pessoas dotadas de espírito público e que valorizam o bem estar coletivo.
Quem são os nomes? Eu lhes dou alguns: Armando Sampaio, Antônio Carlos Borges Júnior, Anchieta Nery, Cironaldo Santos, Coriolano Cerqueira, Edson Piaggio, Evandro Oliveira, Ruy Caribé e Wilson Pereira. Todos de reconhecida capacidade e idoneidade.
Quero acompanhar de perto este movimento. E todo aquele que vive em Feira, trabalha em Feira, e ama Feira, deve fazer o mesmo. Se quisermos uma cidade melhor para nós e para nossas famílias, temos que pensar e agir por Feira de Santana. Não podemos esperar que outros venham fazer por nós o que é nosso dever.
Aliás, disse o mestre Jesus: “Ajuda-te, que os céus te ajudarão”.

Nenhum comentário: