sábado, 19 de março de 2011

Poço Encantado é reaberto a visitação, mas a estrada piorou

Após três anos interditado em decorrência de impedimentos por parte de órgãos ambientais, o Poço Encantado, um dos principais cartões-postais do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, foi reaberto para visitação na sexta-feira passada (11). A reabertura aconteceu após assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), por representantes da Prefeitura Municipal, do trade turístico e de órgãos federais de proteção ao Meio Ambiente. Apesar da boa notícia, a estrada de Itaetê, que dá acesso ao Poço Encantado, continua em mau estado de conservação e, com as recentes chuvas, está intransitável.


Segundo a informação da Agecom, além do documento produzido pelo MPF, as instituições públicas e da iniciativa privada, que assinaram o TAC, terão de cumprir as recomendações do Plano de Manejo elaborado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O proprietário da Pousada Poço Encantado, José Américo Cruz, disse que pretende esquecer o período em que o Poço Encantado esteve fechado. “Passamos três anos dependendo apenas do movimento dos viajantes representantes de produtos farmacêuticos”, disse ele. Há informações de que um novo vôo para a região deverá ser aberto, o que possibilitará um maior fluxo de turistas.

O Poço Encantado

Localizado a 200 metros da pista, o Poço Encantado proporciona visão deslumbrante das formações rochosas com estalactites e estalagmites. Do mirante é possível ver os efeitos visuais de suas águas - à profundidade de 60 metros - que são ricas em calcário. A luz do sol gera o efeito de cor azul na água, e os paredões ganham tons de dourado e acobreado.

A visita ao local é feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20. Para entrar na caverna, é preciso ainda ouvir e seguir atentamente as instruções dos guias de turismo. O Poço Encantado fica localizado em Itaeté (44 quilômetros a sudeste de Andaraí). Para chegar lá é preciso seguir pela BA-142 por 20 quilômetros até a estrada para Itaeté.

A estrada
Se por um lado a notícia da reabertura do Poço Encantado pode aquecer a economia da região, por outro lado a situação da estrada que liga a BA -142 á sede Itaetê, onde fica o trecho de acesso ao Poço encantado, está uma lástima e preocupa a quantos por ela têm que transitar. Segundo informações, se o estado de conservação da estrada já era precário, com as chuvas fortes que caíram recentemente na região, a situação ficou muito pior.

Nenhum comentário: