segunda-feira, 14 de março de 2011

Finalmente poço encantado é reaberto


Após três anos interditado em decorrência de impedimentos por parte de órgãos ambientais, o Poço Encantado, que é um dos principais cartões-postais do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira (11). A reabertura aconteceu após assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), por representantes da prefeitura municipal, do trade turístico e de órgãos federais de proteção ao Meio Ambiente.
José Américo Cruz, dono de uma pousada em Itaetê, que lutou muito pela reabertura do local, disse que pretende esquecer o período em que o Poço Encantado esteve fechado. “Passamos três anos dependendo apenas do movimento dos representantes de produtos farmacêuticos”.
Localizado a 200 metros da pista, o Poço Encantado proporciona visão deslumbrante das formações rochosas com estalactites e estalagmites. Do mirante é possível ver os efeitos visuais de suas águas - à profundidade de 60 metros - que são ricas em calcário. A luz do sol gera o efeito de cor azul na água, e os paredões ganham tons de dourado e acobreado.
A visita ao local é feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20. Para entrar na caverna, é preciso ainda ouvir e seguir atentamente as instruções dos guias de turismo. O Poço Encantado fica localizado em Itaeté (44 quilômetros a sudeste de Andaraí). Para chegar lá é preciso seguir pela BA-142 por 20 quilômetros até a estrada para Itaeté.

Nenhum comentário: