sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ainda o Bando Anunciador


Fiz comentários na semana passada, no programa Bom Dia Feira e no meu Blog, sobre o crescimento do Bando Anunciador da Festa de Santana e os problemas que começam a surgir. Dentre eles, comentei sobre um quase confronto entre participantes do Bando e pastores e seguranças da Igreja Internacional da Graça de Deus, que fica na rua Tertuliano Carneiro, percurso do Bando.

O colega, fotógrafo e cinegrafista, Wagner Damas, porém, me enviou um e-mail informando que acompanhou o episódio, pois estava conversando com um dos pastores sobre um assunto de trabalho quando o Bando passou. “Os pastores estavam somente guardando a entrada e inclusive filmando o bando, quando eles entraram e foram avisados de que não deveriam entrar, pois se tratava de uma igreja, todos recuaram, mas um deles insistiu e abraçou um dos pastores que estava com camisa social branca. Quem tomou a frente do insistente fui eu e lhe confesso que iria dar uma porrada nele pela insistência, pois a brincadeira deve ser feita com quem está no Bando, e deve-se respeitar os observadores que, apesar de estarem ali para ver, não se dispõem ou não querem participar ativamente”, disse ele.

Ainda segundo ele, o mesmo rapaz tomou um murro de um cinegrafista da TV Subaé, pois ele insistia em sujar a repórter, e como ela não deixou, ele a agrediu passando as unhas no rosto dela, quase a ferindo. Por isso a equipe da TV não acompanhou mais o Bando.

Tudo isso só vem legitimar a minha preocupação com os excessos que sempre acontecem quando há multidão. Principalmente quando há consumo de álcool envolvido. Hoje em dia fala-se muito em direitos, em tolerância, boa convivência entre os diferentes. Acho tudo isso muito bom e civilizado, mas é preciso que todos (inclusive os diferentes) sejam tolerantes, compreensivos e usem de bom senso.

Tínhamos ali dois grupos diferentes: O Bloco do Sujo, formado por jovens com o corpo coberto de carvão, querendo abraçar todo mundo, e os pastores, que não aderem nem apóiam aquele tipo de manifestação, inclusive o consumo de bebidas alcoólicas. No meu entendimento, os pastores, que, teoricamente, são mais comedidos e sensatos, poderiam evitar o confronto apenas baixando as portas da Igreja enquanto o Bando passava, o que duraria poucos minutos. Mas não. Preferiram ficarem em pé na porta, alguns até com pedaços de ferro nas mãos, como a provocar o confronto.
Mas graças a Deus nada de mais grave aconteceu. Mas eu insisto em apelar aos organizadores do Bando Anunciador para que, já na quinta-feira, quando acontece uma mesa redonda envolvendo participantes do Bando, se chame a atenção para evitar provocações. E também para que apelem por auxílio da Polícia, para fiscalizar e coibir abusos. Creio que assim tudo sempre ocorrerá na mais santa paz.
Amem!

Nenhum comentário: