terça-feira, 19 de julho de 2011

Aos políticos tudo, ao povo as leis


Um chefe de família socorrer seus filhos e netos em momentos de dificuldade é um dever moral e cristão. Mas daí a tornar isso uma obrigação prevista em lei vai uma grande distância. E o pior é quando estas leis são absurdas, como esta que obriga os avós a pagarem pensão de alimentos aos seus netos. Sinceramente, não dá para entender. É inacreditável como estas leis absurdas são aprovadas no Brasil.

As pessoas casam-se e criam seus filhos. E durante o tempo em que as crianças não atingem a maior idade, os pais são totalmente responsáveis por elas. Mas, a partir do momento em que atingem a maioridade são totalmente responsáveis pelos os seus atos. Inclusive o de casar e ter filhos. Que responsabilidade podem ter os avós? Eles já cumpriram a parte deles, já criaram seus filhos.

Mas não. Alguma jumentalidade do governo entendeu que os avós são responsáveis também pelos seus netos. Se hoje em dia já está difícil impor limites e cobrar responsabilidade aos jovens, imagine o que eles não farão sabendo que podem por filhos no mundo e deixá-los sob a responsabilidade dos avós? É incrível a falta de bom senso por partes das autoridades desse nosso país.

Em determinados momentos como este eu chego a pensar que existe uma orquestração contra o povo lá pelas altas cúpulas do governo. Parece até provocação, como se estivessem a testar os limites da nossa bovina paciência. O governo vive a transferir responsabilidades e a aumentar as nossas. Como é o caso das rodovias, pelas quais pagamos inúmeros impostos, mas o governo transfere a responsabilidade sobre elas para terceiros, que nos cobram caro para usá-las, mas nós continuamos pagando impostos para o governo.

No caso dos avós, o governo não quer mais ser responsável pelos pais que abandonam seus filhos, e transfere a responsabilidade para os avós. E assim, quem trabalhou toda uma vida, criou seus filhos com responsabilidade, agora vai ter que assumir a responsabilidade sobre os seus netos. Que justiça é essa meu Deus? Que absurdo é esse?

Eu tenho recebido vários e-mails acerca de uma mobilização nacional prevista para acontecer no dia 1ª de agosto. A população está sendo convocada, não sei por quem ou por qual organismo, a ir às ruas para protestar justamente contra estes absurdos e abusos cometidos pelos políticos.

Particularmente eu não creio que isso venha a acontecer. E mesmo que aconteça, não creio que terá forças para mudar este estado de coisas. Há muito que perdemos o nosso poder sobre os nossos empregados, os políticos. Não por acaso um deles declarou, cinicamente, à imprensa, de que não estava se importando nem um pouco com a opinião pública.

Eles perderam a vergonha e nós perdemos a coragem.

Nenhum comentário: