sábado, 2 de julho de 2011

Bando Anunciador elege rainha e sai às ruas neste domingo

A jovem Márcia Neide Costa, estudante do curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), é a rainha do Banco Anunciador 2011. Ela foi escolhida na noite de quinta-feira passada (30), no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), concorrendo com mais 12 candidatas. 

Os jurados, entre os quais a jornalista e promoter Lilia Campos, o colunista Ruy Barcelos e a cantora Célia Zain, encontraram dificuldades na escolha. As candidatas se esmeraram na apresentação, cujos critérios incluíam expressão corporal e animação, além da indumentária, quesito em que foram bem criativas.

A eleição da rainha do Bando Anunciador aconteceu logo após a mesa redonda sobre “O Bando Anunciador, Memórias e Experiências”, com a participação do advogado e jornalista Helder Alencar e a empresária Ozana Barreto. Eles lembraram a importância do resgate do Bando Anunciador, uma das mais legítimas manifestações da cultura popular de Feira de Santana.

Os palestrantes parabenizaram a iniciativa da Uefs em reviver o Bando, que segundo Osana Barreto é a “primeira expressão de irreverência popular” da cidade. Já Hélder Alencar foi buscar em suas lembranças figuras marcantes na organização do bando, como Belmonte, Morais do Feijão – que carregava a lenha para a levagem –, os maestros Estêvão Moura e Tertuliano França e, entre as gerações mais novas, Aliomar Simas (Lili Bolero) e Tuca de Seu Mé.

Na abertura do evento, o reitor da Uefs, professor José Carlos Barreto, destacou que o Bando Anunciador foi resgatado pela instituição, mas a cada ano vem se consolidando como evento do povo. O lançamento oficial do Bando, que sairá às ruas neste domingo, às 7 horas, com concentração no Cuca, reuniu artistas, professores, estudantes e pessoas da comunidade.

Nenhum comentário: