quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

12 datas comemorativas inusitadas

18 de janeiro, Dia Internacional do Riso. Ninguém estranha o fato de o calendário ter um dia feito só para as gargalhadas. Mas e se fosse o dia da Anestesia Geral? Ou o dia da Levitação? O calendário brasileiro está repleto de datas que comemoram coisas bem estranhas. Ou nem tanto assim. Afinal, se existe o dia das mães, dos pais e dos avós, por que não comemorarmos o dia da Tia Solteirona?A SUPER preparou alguns exemplos de datas inusitadas que foram criadas por vários motivos – desde celebrar um dia histórico até tirar sarro da cara de alguém.

12. Dia Nacional do Fusca (20/01)
Desde 1996, o calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo conta com uma data bem inusitada. É do Dia Nacional do Fusca, criado pela própria fabricante do modelo, a Volkswagen, na década de 80. O Fusca, popular pelo preço baixo e fácil manutenção, é o carro mais vendido do mundo e liderou o mercado brasileiro por 24 anos seguidos. Merecido ou não?


11. Dia da Baiana do Acarajé (25/11)
As baianas responsáveis pelo acarajé da Bahia, um dos maiores símbolos do estado, têm uma data só pra elas. E não é de se espantar que a data exista: elas são tão famosas que seu ofício foi registrado, em janeiro de 2005, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan).

10. Dia do Eletricitário Gaúcho (01/02)
Existe uma data só para os eletricitários lá do Rio Grande do Sul! Bem, segundo a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Eletricitários do Estado do RS, a comemoração – que é celebrada com um dia de folga para a categoria até hoje – foi instituída em 1975, por uma solicitação do eletricitário Remy Arthur Stoll, que acreditava na necessidade de um dia para homenagear a classe, “afinal tudo acontece graças à energia”. Então, se você está no RS lendo este texto em um computador ligado à tomada, guarde a data.

9. Dia Mundial do Animal de Laboratório (24/04)
A fronteira entre ciência e crueldade na rotina dos laboratórios esquenta debates no mundo inteiro sobre o tema. Cada vez mais, laboratórios de pesquisa, ensino e teste vêm abolindo o uso de animais em seus programas. É isso que o Dia Mundial do Animal de Laboratório comemora. Os defensores da causa também usam a data para protestar.


8. Dia do Orgasmo (09/05)
A ideia original é de uma rede de sex shops britânica. Em 1999, os ingleses instituíram o dia 31 de julho para discutir a satisfação sexual – o slogan da campanha era “atinja, não finja”. O ex-vereador de Esperantina, no interior do Piauí, Arimatéia Dantas (PT) curtiu a idéia e propôs tornar o dia oficial na cidade. A data virou lei e o prefeito decidiu marcar a comemoração para 9 de maio, um dia depois da sanção.

7. Dia do Escoteiro do Mar (11/06)
Você pode nunca ter ouvido falar, mas todo escoteiro que realiza suas atividades preferencialmente na água é um escoteiro do mar! E eles tem uma data própria de comemoração: o dia 11 de junho marca a sanção do Decreto do Poder Legislativo nº 3297, de 1917, que estabelece que todas as associações brasileiras de escoteiros com sede no país são de utilidade pública.

6. Dia do Cantor de Música Sertaneja (13/07)
O dia 13 de julho marca as homenagens aos cantores e compositores sertanejos. Apesar da origem desconhecida, a data é bastante comemorada entre os expoentes da música de raíz. Paradoxal ou não, no mesmo dia em que o internacional Michel Teló é celebrado, também é comemorado o Dia Mundial do Rock.
 
5. Dia Municipal da Luta de Braço (27/08)
Belo Horizonte ganhou, em 1996, uma data curiosa no calendário: o Dia Municipal da Luta de Braço. Por lei, a cidade tem o dever de estimular a realização de atividades sobre o esporte para celebrar a data. O dia 27 de agosto foi escolhido por marcar o dia da fundação da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB), em 1994, na cidade de Indaiatuba (SP).

4. Dia da Tia Solteirona (25/09)
A origem não é conhecida, mas a cada ano a data ganha mais divulgação na mídia. Segundo pesquisadores da Universidade de Louisville (EUA), isso deveria ser motivo de preocupação: mulheres solteiras têm risco de morte 23% maior que o das casadas. De qualquer forma, vale destacar a data pelo humor ‘politicamente incorreto’ do nome, afinal ‘tia solteirona’ não é lá muito respeitoso.
 
3. Dia do Corintiano (13/10) 

Essa é pra surpreender até mesmo os fiéis da Gaviões: o Dia do Corintiano não é comemorado na data de aniversário do clube (1º de setembro), e sim no dia 13 de outubro do calendário paulista. A data foi escolhida por marcar o dia em que o time quebrou um jejum de 22 anos e se consagrou novamente campeão paulista, em 1977.

2. Dia da Anestesia Geral (30/03)
Quem já passou pela mesa de operações sabe o quanto a anestesia merece ser comemorada. E, para isso, existe o dia 30 de março! Esse dia marca a data da 1ª cirurgia com anestesia geral, administrada pelo médico norte-americano Dr. Crawford Long, em 1842, durante um procedimento cirúrgico para a remoção de um tumor do pescoço de um paciente. Na época, o anestésico utilizado era o éter.

1. Dia da Levitação (16/12)
Em 16 de dezembro de 1868, o médium escocês Daniel D. Home, que já era conhecido por fazer flutuar objetos, levitou para fora de sua casa em Londres através de uma janela e entrou por outra. Detalhe: a 24 metros de altura. Essa data homenageia o episódio, presenciado por membros respeitados da sociedade londrina.


Carolina Vilaverde - http://super.abril.com.br

Nenhum comentário: