quarta-feira, 21 de maio de 2014

Alex Ferraz

CAOS
O trânsito nas Sete Portas está infernal. A prefeitura recapeou a Djalma Dutra, ficou tudo bonitinho, mas sem colocar ordem no Largo das Sete Portas, nada funcionará. É indispensável vigilância diuturna de agentes da Transalvador, para evitar carga e descarga em horários indevidos, por exemplo.

Frase: "Ninguém pode ser legatário daquilo que, por lei e pelo Direito Natural, já lhe pertence"

A "legado" da Copa do Mundo é pura balela  
Sem mais delongas, caros leitores, transcrevo aqui texto - técnico, inclusive - que resume a conclusão óbvia de que o "legado" da Copa é uma falácia. A publicação foi retirada do blog Tribuna da Imprensa: "Esses bordões que irritam, que entopem os ouvidos são pregações falaciosas. Legado é nome que se dá a um bem próprio, livre, pessoal e integrante do patrimônio de quem o destina, após sua morte e sempre por testamento, a ser transferido para outra pessoa, chamada de legatária e que dele se torna proprietária. Também existe o legado intelectual (imaterial), que é o deixado por filósofos e pensadores do passado."
"Apregoar que a Copa do Mundo e a Olímpiada deixarão 'legado' para o povo brasileiro é tapeação, ilusão. É propaganda enganosa, para usar da expressão do Código de Defesa do Consumidor. Ninguém pode ser legatário daquilo que, por lei e pelo Direito Natural, já lhe pertence e que são as obras e realizações que o seu próprio dinheiro construiu e edificou.
"Se for verdade mesmo que os aeroportos, os investimentos em segurança, as rodovias, os transportes públicos e outros serviços e obras públicas vão melhorar por causa da Copa do Mundo de Futebol e da Olimpíada, terminados os eventos, o que foi feito não representará 'legado' algum para o povo, porque foi  realizado com o dinheiro do povo. Logo, pertence ao próprio povo, titular legal do congênito Direito de Propriedade e jamais por legação, benesse, contemplação e outro nome que traduza benemerência ou favor."

Ainda sobre
o "legado" (I)

Prossegue o artigo: "Ninguém pode ser considerado legatário de um bem que a própria pessoa, singular ou coletiva, adquiriu, construiu e conquistou, com meios e recursos próprios. O patrimônio público a todos pertence, ontem, hoje e sempre. São bens insusceptíveis de lhes ser atribuída a denominação de 'legado”.

Ainda sobre
o "legado" (II)

E conclui: "Mas para eles ('Os Donos do Poder', na feliz e irrepreensível conceituação da Raymundo Faoro), o que vai ficar depois é mesmo 'legado'. Um 'legado' maldito, saudoso doutor Faoro. A gastança dos dinheiros público tem sido uma farra. Uma esbórnia sem controle, em detrimento das necessidades básicas e prioritárias da população, que continua — e continuará — sem atendimento médico-hospitalar; sem segurança pública, ostensiva, preventiva e repressiva; os servidores públicos miseravelmente remunerados; o professorado vilipendiado; os aposentados, sem voz e sem vez… e a corrupção cada dia mais forte, mais ampla, geral e irrestrita. Que pena!" Assino embaixo. E tenho dito...

Escolha
para o TRE

O juiz Cláudio Cesare Braga Pereira, que trabalhou  na Assessoria Especial da Presidência I, na gestão do ex-presidente afastado Mário Alberto Simões Hirs, está confiante em ser escolhido hoje pelo Tribunal de Justiça na Classe de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pela classe dos Magistrados,  vez que conta com o apoio da desembargadora Telma Britto e de Mário Hirs, ambos afastados pelo CNJ, além do apoio da desembargadora Sílvia Carneiro.

Coelho falou
e disse (I)

Não morro de amores pela obra literária do escritor Paulo Coelho (embore seja fã das suas letras com Raul seixas), mas não há como negar que ele acertou na mosca (a da sopa?). Em entrevista ao jornal francês "Le Journal du Dimanche", o escritor criticou a Copa do Mundo e foi direto ao chamar Ronaldo Fenômeno de "imbecil". Na reportagem, intitulada "Paulo Coelho : Por que não eu vou para a Copa do Mundo", ele diz que torce pelo Brasil e que gosta de acompanhar futebol,  mas chama a atençãopara o clima tenso no país com relação à Copa.

Coelho falou
e disse (II)

Disse Paulo Coelho: "O contexto é muito tenso. A violência voltou. O país quer mostrar uma face que não é a verdade. Há uma divisão entre o governo e o povo."
PROFESSORES - A Prefeitura de Salvador publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (19) o aviso de convocação de mais 215 professores para exercerem suas funções na Secretaria de Educação (Smed). A lista com a documentação exigida está disponível na página www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br. Mais informações: 2201-8017.
ARTESANATO - Com oportunidade de comercialização e geração de renda para  artesãos baianos, será realizada amanhã e depois a VII Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia. O evento, parceria do Instituto Visconde de Mauá, autarquia da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, com o Sebrae/BA, acontece no Sheraton Hotel, no Campo Grande.
VINIL - A partir da quinta feira 29, o Portela Café será a casa do Clube do Vinil. Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 20 h. A proposta do Clube do Vinil, idealizado por Antonio Portela, é de promover a interação entre os apreciadores dos famosos bolachões, com muita música, cerveja gelada e comidinhas para incrementar as reuniões.

Nenhum comentário: