quinta-feira, 29 de maio de 2014

Alex Ferraz

DESNORTEADO
O Relógio de São Pedro, monumento do centro de Salvador, segue
mostrando um horário diferente em cada uma das quatro faces. Está parado há mais de um ano. Ao seu lado, um ex-módulo policial, em ruínas, serve de abrigo para marginais. Tristeza.

Não existem mais lugares seguros no País
O título pode parecer uma constatação óbvia, mas vem de fatos que registrei, sem querer, ao zapear por sites de notícias do interior baiano. Fui parar na região de Itapetinga/Itambé, de onde sou oriundo. Lembro-me que, no final da década de 1960 e ao longo da década de 1970, ainda era possível dormir com janelas abertas nessas cidades, e, principalmente, nas fazendas, onde passei gloriosas férias. Porém, hoje, a droga e a violência tomaram conta de tudo. Vejamos o resumo de algumas notícias referentes a dois ou três dias na região, “pescadas” em sites:
“Um comerciante de 45 anos, na madrugada de domingo, teve sua casa arrombada por três bandidos. Os indivíduos arrombaram a porta do local, um deles estava armado com um revólver e anunciou o roubo, pedindo para o comerciante passar o dinheiro. Um dos assaltantes subiu na cama e viu em cima do guarda- roupas o pacote, onde estava sete mil e quinhentos reais. Os bandidos também levaram cartões de crédito e folhas de cheques. Eles fugiram em direção ao Rio Catolé. A Polícia Civil investiga o caso.”
“Por volta das 19h um ladrão invadiu a panificadora Pão Nobre, localizada na Nova Itapetinga. O bandido apontou um revólver para os funcionários, roubando o dinheiro que se encontrava no caixa da Padaria.”
Uma operação comandada pelo Delegado de Itororó, Franklin Goulart Nogueira, apreendeu nove tabletes de maconha, pedras grandes de crack, 300 pinos de crack embalados e várias cápsulas vazias utilizadas para acondicionar cocaína.”

Frase: A violência e as drogas, sempre juntas, tomaram conta do interior

Mais violência no interior (I)
Ainda nos sites: “A Polícia Militar registrou na noite desta quarta-feira (21) duas ocorrências sobre troca de tiros na Vila Riachão. O primeiro confronto, possivelmente entre elementos de quadrilhas rivais, aconteceu nas proximidades da lavanderia comunitária do bairro, onde moradores flagraram dois homens armados com revólveres, deixando o local em um carro preto, logo após os tiros.
Poucos minutos depois, moradores escutaram vários disparos de arma de fogo, próximo a Azaleia Calçados. Em seguida, dois homens correram para o interior de um matagal.” Isso em Itapetinga...

Mais violência
no interior (II)

“Na madrugada de sábado (24), quatros bandidos armados com revólveres e encapuzados pararam um carro de passeio na entrada de uma cancela, na fazenda Baraúna, no município de Itapetinga. E em seguida arrombaram a residência do vaqueiro e mantiveram como reféns mais duas pessoas. Enquanto isso, parte da quadrilha roubava objetos de valor da propriedade rural.”  E para finalizar: a Praça dos Bopi, em Itapetinga, está sendo cada vez mais frequentada por bandidos, que praticam a “sadinha bancária”.

Ainda sobre
o interior...

Os leitores jovens talvez não se espantem com essas notícias, mas aqueles que, como eu, já passaram dos quarenta e viveram período no interior, sabem da mudança brutal que isso significa. Antigamente, por exemplo, o máximo que se via nas fazendas era o roubo de gado, quando os ladrões chegavam de madrugada, no maior silêncio possível, enchiam caminhões com bois e vacas e fugiam. Sem ferir nem sequestrar ninguém.

A copa e a cozinha

A inspeção sanitária do Rio de Janeiro encontrou alimentos vencidos nos dois hotéis que hospedarão a seleção da Itália.
A resposta italiana, segundo o jornal Gazzetta dello Sport, veio rapidamente: a Itália trará a própria comida para a Copa. No que faz muito bem, aliás.

Pesar em Lauro
de Freitas

Faleceu em Lauro de Freitas Rui Carvalho, petroquímico aposentado, de 62 anos, pai do vice-prefeito Bebel Carvalho. Natural de Araci - BA, Rui mudou-se para Lauro de Freitas ainda na década de 70, onde enraizou-se e constituiu família. Blogueiro por hobby, nascido em 25 de julho 1952, deixou esposa, quatro filhos e cinco netos. O corpo foi velado ontem (28) na residência da família, na Rua Bahia, nª 10, localizada no Centro. Foi decretado luto oficial de três dias na cidade. A Prefeitura Municipal de Lauro Freitas manifesta seu pesar, dirigido aos laurofreitenses, que perderam um cidadão participante, torcedor do Bahia, que com sua simpatia e jovialidade amava sua cidade, e aos familiares que choram pela despedida.

Nenhum comentário: