sábado, 10 de maio de 2014

Feliz Dia das Mães





A maioria das religiões cristãs reverencia Maria de Nazaré com amor, carinho e profunda gratidão. Como um Espírito elevadíssimo, desde que aceitou ser mãe de Jesus, a filha de Ana e Joaquim, judeus radicados na região de Nazaré, revelou à humanidade uma natural submissão à Vontade de Deus, já anunciada na sua resposta ao mensageiro Gabriel: “Diga-lhe que sou sua serva. Cumpra-se na minha história a tua palavra”.
Quando Maria encontra sua prima Isabel e esta a exulta com a célebre frase de saudação “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, ela, num momento de rara beleza, profere um poema que ficou conhecido como Magnificat. E este poema, que revela a inteligência incomum de Maria, está escrito no Evangelho de Lucas.
O poema a seguir, que revela a inteligência incomum de Maria, está escrito no Evangelho de Lucas. Esta é uma tradução usada por Augusto Cury no seu livro Maria, a maior educadora da História, da Editora Planeta, 2007.


Magnificat

A minha alma engrandece ao Senhor
E o meu espírito exulta em Deus, meu salvador,
Porque Ele pôs os olhos sobre sua humilde serva.
Sim, doravante todas as gerações me considerarão bem-aventurada
Porque o Todo-Poderoso me fez grandes coisas: santo é o Seu Nome.
A Sua bondade se estende de geração em geração sobre os que O temem.
Ele interveio com toda a força do seu braço;
Dispersou os homens de pensamentos orgulhosos;
Precipitou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes;
Cobriu os famintos de bens e despediu os ricos de mãos vazias.
Veio em socorro de Israel, seu servo, lembrando de sua bondade,
Como dissera a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência,
para sempre.

A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe.
E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.

Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário: