quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Feira de Santana será ponto de encontro de muladeiros de todo o país no final de semana

Muladeiros de vários estados brasileiros estarão em Feira de Santana neste final de semana para participar do 11º Encontro de Muares, evento já consolidado como um dos principais do Brasil neste segmento. O evento acontece no próximo sábado, 29, e domingo, 1º de março. É esperada a presença de cerca de 400 animais, oriundos tanto da Bahia, como de cidades de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Sergipe. 
Os muladeiros e convidados serão recepcionados neste sábado, a partir das 8h, na Academia do Cavalo, situada na avenida Dr. Silvio Matos, 1.111 (antiga Estrada Velha de Jaíba). No domingo acontece o tradicional desfile dos muladeiros pelas principais avenidas da cidade, com saída às 10h da rua Campina Grande, próximo ao viaduto da avenida Maria Quitéria. 

Para o organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, mais conhecido como Carlô, a expectativa é que o evento cresça cada vez mais. "O estado da Bahia é referência nacional neste segmento. Temos animais de excelente qualidade genética e que são muito valorizados lá fora", salienta. 
A coordenadora do encontro, Iraci Fonseca, explica que ao contrário do que muitas pessoas pensam, os muares são animais inteligentes e bastante dóceis. "Por uma questão cultural, esses animais foram subestimados durante muito tempo. Mas hoje são valorizados e cada vez mais as pessoas descobrem e se encantam com suas características, que são bastante peculiares", explica.  
O 11º Encontro de Muares também contará com a participação de um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga, para realizar o registro de animais para rankeamento nacional. O evento terá ainda programação variada, com comercialização de animais, apresentação de marcha, domas, comidas de tropeiros e outras iguarias típicas, além de show de forró pé de serra com Valdômio Lima. 
O evento conta com o apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Comunicação Social; e Superintendência Municipal de Trânsito.

Nenhum comentário: