terça-feira, 15 de junho de 2021

Abriram uma porta aberta

Neste affair com o prefeito Colbert Martins os vereadores acabaram por abrir uma porta que já estava aberta, mas que a maioria das pessoas ainda teimavam em não perceber. Não é de pouco tempo que eu afirmo que Câmaras Municipais são um inútil sorvedouro de dinheiro público que, pelo pouco ou nada que oferecem aos munícipes, em troca dos votos que recebem, poderíamos muito bem passar sem eles. Há cerca de 30 anos eles ainda mantinham as aparências, mas aos poucos foram perdendo a vergonha, se é que um dia tiveram alguma, e foram explicitando seus interesses de uma forma que qualquer pessoa com alguns neurônios a mais, percebem de cara que eles não têm outro compromisso que não seja para com eles mesmos.

         Eu sou de uma época em que eram como que uma escola para políticos, onde cidadão dotados de espírito público, colocavam seus nomes à apreciação do eleitorado, e, caso eleitos, representariam os interesses não apenas dos seus eleitores, mas de toda a população, sem receber nada em troca. Não havia salários. Apenas a oportunidade de demonstrar, na prática, a firmeza dos seus propósitos comunitários, defendendo junto ao executivo, os pleitos da população. Caso fossem bem sucedidos, estariam aptos a colocar seus nomes para a apreciação da população para disputar cargos mais elevados. Aliás, a gente já aprendia essa prática no ginásio, disputando eleições para ocupar cargos nas diretorias dos grêmios Estudantis.

         Foi em meados dos anos 60 que uma mudança na lei deu direito aos vereadores de receberem salários. Todo tipo de oportunista, picareta, ladrão mesmo, começou a trabalhar por um mandato de vereador. O ambiente ficou tão nojento que os homens de bem se afastaram, o que foi um erro, pois permitiu o avanço dos canalhas, e hoje eles dominam o setor. Como eu voto nas pessoas e não almejo nada, há muitos anos os candidatos em que voto não se elegem, porque são pessoas honestas e não oferecem nada em troca de votos, apenas o seu trabalho dedicado em prol da comunidade. Daí, deu-se que os eleitores são tão viciados e desonestos quanto os eleitos. Estes, se merecem. E ao ocupar a Tribuna da Câmara para bradar contra o prefeito que não lhes dá e ainda tira cargos, os vereadores abriram, escancararam, uma porta que, pelo menos para as pessoas esclarecidas, já estava aberta há muito tempo.

         Mas, ficam no ar alguma  perguntas inquietantes. Sabe-se que todos os vereadores que não apoiam o prefeito estão abrigados sob as asas do presidente da Câmara, Fernando Torres. Por quê? O que ele está oferecendo? Cargos? Câmara não tem tantos cargos a ser preenchidos. Empregos? Onde? Dinheiro, simplesmente: Com que objetivo. O que ele quer em troca? Responda quem souber.

Nenhum comentário: