segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Feira de Santana é atrativo para turistas na Copa 2014?

“Feira de Santana será um grande atrativo para turistas durante a Copa do Mundo de 2014”, afirmam as autoridades municipais que cuidam (cuidam?) da promoção do Turismo na cidade. Argumentam que Salvador será palco de seis jogos, inclusive com a possibilidade de realização de um jogo da Seleção Brasileira, caso esta termine como segunda colocada em seu grupo (ou seja, teremos que torcer contra, se quisermos ter pelo menos um jogo da Seleção aqui).

“A Copa do Mundo atrai turistas e o município deve aproveitar a ocasião do São João para realizar uma grande festa atraindo a presença destes turistas”, afirmam. Feira de Santana deverá ser sede da Expocopa, um evento com expositores de todo o Estado. “Estamos aguardando a sinalização da Fifa para que possamos disponibilizar telões com a chancela da federação para transmissões ao vivo dos jogos realizados na Copa 2014”, informa o secretário da pasta, Magno Felzemburg, acrescentando que em 2012 o aeroporto já deverá estar funcionando, o que cria uma facilidade de locomoção.
Mas, outros 15 municípios baianos estão na mesma disputa para sediar eventos oficiais. E é aí que a porca torce o rabo. Em termos comparativos com outros centros turísticos já consolidados, como Porto Seguro, Morro de São Paulo, Lençóis, ou mesmo as paradisíacas praias da Linha Verde, pertinho de Salvador, e as bucólicas localidades da Chapada Diamantina, que chances teria Feira de Santana?

Sejamos sensatos. Não é assim que se promove o turismo. Tudo passa por um planejamento e execução em longo prazo, realizado por quem é autoridade no assunto, e não por quem tem votos. Não é assim que funciona. Apesar de toda boa vontade e capacidade do secretário Felzemburg, ele não entende nada de turismo. Necessitaria de uma boa assessoria técnica no assunto, e não apenas de um mandato, mas vários, num trabalho contínuo, sem interrupções oriundas das incompatibilidades políticas dos eleitos.

Não sou entendido do assunto, mas se me perguntarem se Feira de Santana tem potencial turístico, eu diria que sim. Mas gostaria de ouvir a opinião de quem entende e vive o dia a dia envolvido neste trabalho, como os diretores de agencias de turismo, por exemplo. Não pode promover o turismo de um lugar através de idéias mirabolantes sacada da cartola ao sabor do desenrolar de acontecimentos fortuitos, como uma Copa do Mundo de futebol.

Aliás, a primeira e única Copa que sediamos foi em 1950 (e nós perdemos) e desde então nada se planejou no Brasil, muito menos na Bahia, para a possível realização de outra, e por isso mesmo há tantas incertezas sobre muitas coisas que envolvem tal evento.

A Secretaria de Turismo de Feira de Santana existe desde o início dos anos 70, e sempre foi voltada para a realização da Micareta e do São João, que pouco evoluíram em termos promocionais e de formato desde então. Aliás, Turismo em Feira já foi motivo de chacota de jornalistas e escritores feirenses desde que se falou nisso pela primeira vez. Voltarei a falar disso aqui no blog, inclusive publicando uma crônica do escritor Saulo Daqui. Lembram dele?

Nenhum comentário: