quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Valei-me Nossa Senhora!

Tem gente que diz que gosto, política e religião não se discutem. Discute sim! Tudo se discute nessa vida, a menos que você seja um idiota sem opinião ou um palerma que aceita os absurdos que nos enfiam goela abaixo desde o dia em que a gente chega ao mundo aos berros, todo melecado e toma logo uma porrada do médico pra ver que não chegou nessa vida pra passear.

Religião, por exemplo, é uma coisa que nunca fez sentido pra mim e, com o passar dos anos, o que não fazia muito sentido, agora não faz mais nenhum. Eu podia ficar horas falando de várias religiões diferentes, mas vou falar logo da mais popular: no bom e velho catolicismo, religião na qual fui batizado, fiz catecismo e tudo.

Desde que me disseram que Deus é um só, mas que na verdade são três, eu comecei a desconfiar desse negócio. O cara é o pai dele mesmo e eles ainda conversam entre si. Imagine se alguém falasse pra você que ele era o próprio pai e que sempre batia altos papos com o velho? E olha que nem falei que o cara andava dizendo por aí que tinha um reino no céu.

Outra coisa que sempre me intrigou foi a mãe do Homem, o primeiro caso de inseminação artificial da história, já que ela engravidou sem recorrer ao pecado original do velho Adão. A Virgem Maria, mais conhecida como Nossa Senhora, é um sucesso! Ela, com certeza, é a única santa capaz de rivalizar com a popularidade do filho do Homem, que na verdade é o próprio pai e ainda acha tempo para ser o Espírito Santo, que também é a terra de Roberto Carlos, que já fez média com o filho, cantando “Jesus Cristo eu estou aqui” e, por via das dúvidas, com a mãe, cantando “Nossa Senhora/ me dê a mão/ cuida do meu coração”.

Nossa Senhora é um sucesso! Ela é a Nossa Senhora de Fátima, de Lourdes, de Gaudalupe, de Aparecida, do Perpétuo Socorro, de Copacabana, da Conceição e de muitos outros lugares, num procedimento que séculos depois viria a ser conhecido como franquia.

Volta e meia ela aparece em algum lugar, que pode ser tanto uma colina verdejante quanto na vitrine de uma loja. Suas imagens choram sangue pelo mundo afora e na sua aparição mais famosa, em Fátima, ela chegou a anunciar três revelações, mas só liberou duas. A outra era um teaser! Nossa Senhora, além de ser uma franquia bem sucedida, também é uma marqueteira de mão cheia.

A franquia Nossa Senhora avança a cada dia e a cada aparição. Vai chegar a hora em que todo mundo vai poder ter a sua própria Nossa Senhora. É só ela aparecer no blindex do seu banheiro depois de um banho quente e pronto. Nasce ali a Nossa Senhora do Blindex e por aí vai. Esqueça o Mc Donalds, a Starbucks ou a Pizza Hut. A franquia mais duradoura e bem sucedida de todos os tempos é Nossa Senhora. É sucesso garantido ou sua salvação eterna de volta.

Todas essas sandices iconoclastas que você leu até aqui são exageros que servem pra gente pensar um pouco e ver que a religião é uma coisa a ser questionada, já que foi criada por humanos como qualquer um de nós. Você pode acreditar no que quiser e bem entender, mas senso crítico, tolerância e o direito de questionar não devem ser esquecidos nunca. Assim como usar camisinha na hora de transar, ato que a igreja condena. Aliás, ela condena tanto a camisinha quanto transar, duas coisas que todos nós desobedecemos na maior, sem achar que queimaremos no inferno por fazer isso.
Viu aí, que desobedecer a religião pode ser muito bom?

Victor Mascarenhas. 

Nenhum comentário: