quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hacker rouba e-mail e exige resgate para devolver conta

O texto é um pouco longo. Mas, vale a pena ler e tomar o devido cuidado apra não ser uma vítima.


Um hacker que invadiu o e-mail de uma jornalista britânica pediu um resgate para devolver o acesso à conta e, quando confrontado, alegou "não ter escolha" e disse que era bem melhor fazer isso do que roubá-la nas ruas. Rowenna Davis percebeu que havia um problema quando começou a receber uma enxurrada de telefonemas de amigos e conhecidos durante uma reunião de trabalho.

Cerca de 5 mil contatos de sua lista de e-mails receberam uma mensagem da conta de Davis dizendo que ela havia sido roubada com uma arma na cabeça em Madri e que precisava de dinheiro urgentemente, já que tinha ficado sem seu telefone celular e seus cartões de crédito. Enquanto alguns amigos mandaram mensagens dizendo que um hacker havia entrado na conta da jornalista, outros com menos experiência na internet ligaram querendo saber como mandar o dinheiro.

Troca de mensagens
Frustrada, Rowenna Davis decidiu abrir uma nova conta de e-mail e mandar uma mensagem para o endereço do Gmail que havia sido invadido. Na mensagem, dirigida "àqueles que invadiram meu e-mail", ela dizia não poder trabalhar sem os contatos armazenados naquela conta e questionava a ética do hacker.

"Fiquei realmente surpresa quando, menos de 10 minutos depois, aparece essa resposta na nova conta de e-mail e é de mim mesma, do meu endereço. Alguém está sentado lá, dentro da minha conta, esperando para me responder. E essa pessoa dizia apenas: eu dou seus contatos de volta por 500 libras (R$ 1,4 mil)", disse Davis à BBC. Na mensagem seguinte, Davis afirmou não ter o dinheiro, questionou que garantias ela teria mesmo se pagasse o "resgate" e confrontou o hacker, perguntando se ele se sentia mal por fazer aquilo.

A resposta dizia: "Claro que não me sinto ótimo, mas não tenho escolha. É bem melhor do que roubar você nas ruas. Eu dou minha palavra. Se você mandar o dinheiro, eu vou devolver o acesso à sua conta com todos os seus e-mails e contatos intactos".

Google
Tentando solucionar o problema, Davis entrou em contato com a empresa Google, dona do Gmail, mas não conseguiu ajuda. "Não havia nenhum número de telefone para este tipo de problema, eu tive a ligação desconectada duas vezes e o escritório da Google se recusou a resolver meu problema, mesmo quando disse que era jornalista e que iria escrever sobre o caso", contou. "Isso é que me impressionou, porque a Google e o Gmail fazem muito dinheiro com a ideia de que eles são o lado humano da rede", afirmou Davis.

O caso acabou sendo resolvido através do amigo de um amigo que trabalhava na Google. "Na verdade, quando eles resolveram sentar e mudar a senha, foi bem rápido", lembrou. Um porta-voz da Google respondeu com a seguinte declaração: "no Google, levamos segurança online a sério. Estamos sempre desenvolvendo tecnologias para ajudar a proteger nossos usuários".

Programa espião
Segundo especialistas, histórias como a de Rowenna Davis são cada vez mais comuns na internet. "O jeito mais fácil é conseguir a sua senha, e há várias maneiras de se fazer isso. Às vezes, simplesmente olhando por cima do seu ombro quando você usa o computador em um café, no trem ou em lugares públicos", diz Tony Dyhouse, especialista em computação.

"Eles também podem tentar adivinhar a senha através de informações pessoais em redes sociais, descobrindo seus passatempos, nomes de pessoas da família, de bichos de estimação, e além disso eles podem tentar meios técnicos, enviando mensagens que dizem 'a sua conta de e-mail será fechada, digite suas informações para evitar isso'", continua. "No pior caso, eles podem colocar um spyware no seu computador (tecnologia que pode capturar tudo o que é digitado no teclado) que procura o momento em que você digita a senha e manda a informação para o criminoso", completa.

Após conseguir de volta o acesso a seu e-mail, Davis recebeu mais uma mensagem do hacker. "Vejo que você conseguiu acesso à sua conta novamente. Desculpe o incômodo", finalizou.

Fonte: Terra.com

Nenhum comentário: