segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mascote oficial da Copa, o tatu-bola, vai se chamar Fuleco


O mascote oficial da Copa do Mundo 2014 agora tem nome. O tatu-bola foi batizado neste domingo (25) de Fuleco. O anúncio foi feito durante o Fantástico. O nome foi o preferido por 48% dos mais de 1,7 milhão de votos recebidos pelo site da Fifa.

Fuleco, nome que mistura futebol e ecologia, superou as outras duas opções: Zuzeco (31%), que funde as palavras azul e ecologia, e Amijubi (21%), que representa amizade e júbilo.

A organização da Copa analisou cerca de 450 nomes propostos para batizar o mascote até chegar às três opções finais, que foram mantidas apesar de terem recebido várias críticas por sua difícil pronúncia ou por produzir cacofonias.

Segundo a Fifa, desde a apresentação oficial do mascote em setembro, o tatu-bola ganhou muita popularidade. Dados de uma pesquisa de marca da entidade mostraram que 89% dos brasileiros já o conhecem e o consideram um personagem simpático, com nota média de 7,3 neste quesito.
Os participantes dessa pesquisa associaram Fuleco com a natureza, a paixão pelo futebol e o caráter amigável, o que respalda o objetivo do Mundial de transmitir a importância do meio ambiente e a ecologia, segundo a Fifa.

Amijubi, Zuzeco, Fuleco... quanta criatividade! Mas, eu escolheria Furreco, tem mais a ver com a "grandiosidade" do evento.

Nenhum comentário: