segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia da Saudade


"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..." - Mário Quintana"
A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar" - Rubem Alves"
A saudade da amada criatura é bem melhor do que a presença dela." - Mário Quintana 
"Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante" - Carlos Drummond de Andrade 
"A saudade que dói mais fundo e irremediavelmente é a saudade que temos de nós." - Mário Quintana 
"Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já..." - Pablo Neruda


              Brasileiro comemora tudo. Quando não existe no calendário ele cria. Hoje, dia 30 de janeiro, no Basil é comemorado o dia da saudade.  Essa palavra só existe na língua portuguesa e galega e serve para definir o sentimento de falta de alguém ou de algum lugar.  A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitate passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade.
            Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio: Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
            Podemos considerar que no dia da saudade as pessoas se dedicam às lembranças de seus entes queridos que estão ausentes, de fatos que viveram ou de lugares e objetos que marcaram suas vidas. Isso faz com que a palavra saudade se torne melancólica, trazendo certo sofrimento.
            Saudade é também definida como “a sensação de incompletude, ligada à privação de pessoas, lugares, experiências, prazeres já vividos e vistos, que ainda são um bem desejável”, segundo o dicionário Veja Larousse.
            Em outras línguas não existe uma palavra capaz de traduzir o significado amplo de saudade, mas algumas delas trazem conceitos próximos, mas não tão nobres. Em inglês, saudade é “I miss you” que quer dizer sinto sua falta; em Francês “souvenir”, que significa lembrança; em italiano “ricordo affetuoso”, recordação afetuosa; em espanhol “recuerdo ou te extraño mucho, que significam lembrança e sinto falta, respectivamente.
            Ao longo da história podemos perceber a saudade nas músicas e nos poemas, desde longos anos. Charlie Chaplin diz: “Sorri quando a dor te torturar e a saudade atormentar os teus dias tristonhos vazios”; Luis Fernando Veríssimo determina que “não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar”; Vinícius de Moraes e Tom Jobim cantaram a saudade dizendo: “Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza é só tristeza e a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai”.
            Os sertanejos também retratam muito a saudade, pois deixam o campo para trabalhar na cidade. Chitãozinho e Xororó falaram da saudade retratando que “por nossa senhora, meu sertão querido, vivo arrependido por ter deixado. Esta nova vida aqui na cidade, de tanta saudade, eu tenho chorado”.
            E o rock não podia deixar de se manifestar sobre o tão nobre sentimento. Raul Seixas registrou sua expressão na letra que diz “hoje é feriado, é o dia da saudade, hoje não tem aula pra garotada, velhas de varizes na calçada, só na saudade” (Ver vídeo a seguir).
            Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido. Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.

             Saudade é um registro fiel do passado. É a prova incontestável de tudo que vivemos e ficou impresso na alma. Ao confessarmos uma saudade, na verdade, estamos nos vangloriando de que, ao menos uma vez na vida, conhecemos pessoas e vivemos situações que foram boas, e serão eternas em nossa alma. Nutri-la, é alimentar o espírito e a própria existência.
              Se há tantas e, ao mesmo tempo, tão imprecisas definições de saudade, resta-nos apenas cultivá-la e alimentá-la com pensamentos, músicas, perfumes, fotografias, lugares, fins de tarde e madrugadas. Saibamos viver plenamente o presente, pois ele será a saudosa lembrança de amanhã.

E para desejar a todos um Dia da Saudade cheio de boas lembranças, vai um poema do grande Mario Quintana:

Saudade

Na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.

Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...


Mario Quintana

Com informações do site http://www.brasilescola.com

Nenhum comentário: