terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Apertem os cintos: os ônibus sumiram

O sistema de transporte público sempre foi um dos calcanhares de Aquiles, da cidade. Em um dos períodos a população chegou a ficar sem transporte e os "ligeirinhos" foram a salvação da roda de uma população que teve de se virar nos trinta para manter suas atividades. Ao final do governo Ronaldo surgiu a ideia do BRT - que vai se arrastando como pode - e a excelente troca de empresas que faziam o transporte coletivo com uma frota toda nova. 
Ao longo deste período, notícias aqui e ali sugeriam que os empresários estavam insatisfeitos, que o rendimento não era o esperado. Depois, alguns veículos foram vistos em outras cidades, mas afirmou-se que era recall na distante São Paulo. Alguns dizem que o verdadeiro causador  seria o transporte clandestino de passageiros, um problema nunca enfrentado verdadeiramente pelo governo, e que vai corroendo o lucro das empresas. 
 
O fogo de monturo foi crescendo e, agora, vem a preocupante notícia que ao menos 50 ônibus foram tomados pelo Banco Mercedes por falta de pagamento. É uma situação gravíssima, pois, acredito que este número alto deve fazer falta na qualidade do serviço prestado e coloca sob risco o funcionamento do próprio resto do sistema. 
 
A Prefeitura precisa dar uma resposta urgente à população, afinal, ela confiou no governo e a situação precisa ser colocada de forma transparente para a Sociedade. A retirada dos carros acrescenta mais um dilema: fortalece os "ligeirinhos". Retirados, corre-se o risco do caos; deixados, coloca-se em risco o retorno da empresa de ônibus, o BRT, e a viabilidade do sistema.
 
O céu, para o sistema de transporte público, decididamente, não está cor de Rosa.  
 
Nota: para aumentar o mistério, após este texto, a empresa Mercedes negou que tivesse retido os carros. Até conseguiu autorização na Justiça para isto por dívidas, mas ao chegar a garagem a encontrou vazia. Enfim, ninguém sabe, ninguém viu...

Nenhum comentário: