domingo, 21 de agosto de 2011

Informações sobre o acidente com o helicóptero da Petrobras no RJ

O helicóptero da empresa Sênior Táxi Aéreo, modelo Agusta AW139, prefixo PR-SEK, que presta serviço a Petrobras, na Bacia de Campos, caiu no mar, por volta das 16h49 da tarde desta sexta feira, 19. A aeronave decolou do Aeroporto de Macaé rumo a unidade marítima. O acidente foi quando retornava, logo após a decolagem do helideque da P-65, antes de alcançar a unidade de PAMPO e P-12, próximas ao local.
Segundo a própria Petrobras, a aeronave transportava dois passageiros e dois tripulantes, e a queda se deu a cerca de 100 km da costa. Ainda segundo uma fonte na Petrobras, o processo de buscas é feito por rebocadores da petrolífera e duas aeronaves da Marinha.

Sobrevôo
Segundo trabalhadores de uma plataforma próxima, a aeronave tinha programação em duas plataformas, a P-65 e Pampo, no campo de Enchova. Ainda segundo informações destes mesmos trabalhadores, no momento da queda, uma aeronave que decolava da plataforma PNA-2 e, ao presenciar o acidente, sobrevoou o local para não perder os destroços, até a chegada do resgate.

Petrobras
Em nota, a Petrobras confirmou a chegada do pedido de pouso de emergência no aeroporto de Macaé, pela aeronave da Sênior, e afirmou que o plano de emergência foi acionado quando a mesma não chegou ao aeroporto. Outra fonte disse que a tripulação informou que estaria sofrendo uma pane hidráulica e depois o contato foi perdido. Dos trabalhadores a bordo, um era da empresa Brasiltest e o outro da Engevix.
Segundo publicação na página do Sindicato dos Petroleiros (Sindpetro-NF), o desaparecimento da aeronave ocorre em meio a uma série de denúncias da diretoria da entidade, que há anos alerta a direção da Petrobras sobre o caos aéreo que afeta trabalhadores na Bacia de Campos. No domingo, 14 o sindicato publicou nota nos principais jornais de Campos e Macaé alertando a população para o fato.

Nenhum comentário: