sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ceteb vai inaugurar novo centro


A Associação Centro de Educação Tecnológica Estadual da Bahia (Ceteb) estará inaugurando em breve um novo Centro de Educação Tecnológica em Feira de Santana, localizado na Avenida Senhor dos Passos, próximo ao bairro Olhos D’água, com capacidade de absorção de 1.200 alunos. Trata-se de um estabelecimento que será gerido pela própria Associação, ao contrário do Centro da Santa Mônica, que funciona em parceria com o governo do Estado.
O Ceteb é uma instituição que congrega mais de 120 empresas de Feira e região, que há 11 anos resgatou a educação técnica na Bahia. O Centro de Educação Áureo Filho, situado no bairro Santa Mônica, abriga mais de dois mil alunos em diversos cursos técnicos de nível médio. O centro é mantido pela Associação em parceria com o governo do Estado.
Agora, a Associação resolveu partir para um vôo solo e está implantando outro centro de educação técnica que será inaugurado ainda este ano. Segundo o seu diretor, professor Claudenir Machado (foto), este novo Centro Educacional funcionará em três turnos oferecendo cursos com demanda no mercado de trabalho. Ao contrário do Ceteb da Santa Mônica, que é uma parceria público privada, onde o aluno não paga nada, neste novo Centro o aluno paga inscrição e mensalidade, mas apenas para manutenção do Centro, porque a Associação é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos.
A grande novidade é que este Centro poderá ser credenciado pelo Pronatec, o Programa Nacional de Educação Técnica do governo federal, que deverá ser votado e aprovado pelo Congresso em breve, que vai financiar os estudos dos alunos de baixa renda dos cursos técnicos. “É como um Prouni da educação técnica”, diz o professor Claudenir, acrescentando que, por ser uma instituição sem fins lucrativos, a Associação vai poder se credenciar e oferecer este benefício aos seus alunos.

Cursos
Doze cursos já estarão sendo oferecidos no novo Centro a partir do próximo dia 22, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Casa do Trabalhador, nos três turnos. Para o próximo ano estão previstos mais dois cursos dentro desta parceria com a Prefeitura, que são Gestão Ambiental e Especialização em Segurança Construção Cível. “No próximo ano vamos trabalhar muito forte na formação de técnicos em vendas, que é algo que a cidade precisa muito”, revela Claudenir.
Um diferencial do Ceteb em relação às demais instituições de ensino é que os cursos são oferecidos em acordo com a sinalização das empresas para as carências do mercado de trabalho. E assim como são oferecidos podem ser suspensos, se a demanda estiver suprida, ou seja, se os profissionais oferecidos ao mercado já forem suficientes.
Embora já comece a funcionar este mês, a inauguração do novo Ceteb só será marcada após a aprovação dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação.

Nenhum comentário: