quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Grito dos torcedores pode gerar energia elétrica nos estádios de futebol


As energias solar, eólica e geotérmica, entre outras, já são bem conhecidas da maioria das pessoas, mas você já ouviu falar em “energia de goela”? Estudantes de engenharia de Minas Gerais estão desenvolvendo um projeto que promete converter o grito dos torcedores que vão aos estádios de futebol em energia elétrica.
A iniciativa se baseia em espalhar receptores por toda a arena esportiva que são revestidos por uma espécie de manta capaz de vibrar ao entrar em contato com ondas sonoras que tenham entre 90 e 100 decibéis – alguém duvida que um estádio lotado de torcedores fanáticos não alcance essa potência? A energia de movimento gerada na manta por meio dos gritos da arquibancada, então, é convertida em eletricidade, que pode abastecer o próprio local durante as competições.
De acordo com os estudantes que desenvolvem o projeto, uma torcida empolgada com cerca de 15 mil pessoas é capaz de gerar a quantidade de eletricidade necessária para suprir a demanda elétrica do estádio nos 90 minutos de jogo. Mas eles já estudam maneiras de empolgar ainda mais os torcedores para aumentar o montante de eletricidade e, quem sabe, vender a energia excedente. Gincanas que desafiam as torcidas rivais para ver quem faz mais barulho é uma delas.
Por enquanto, a ideia está no papel, mas os engenheiros já estão atrás de patrocínio para tentar colocá-la em prática na Copa do Mundo de 2014. Se pegar, o projeto pode ser aplicado em outros locais com bastante barulho, como baladas e autódromos. Você tem alguma outra sugestão para implantar a produção de “energia de goela”?

Foto: Alexandre Battibugli
Super Interessante

Nenhum comentário: