sábado, 9 de fevereiro de 2013

Alex Ferraz

PRESENTE
Em março, uma nova empresa assumirá a administração do sistema ferry-boat. E começa ganhando um baita presente: dois ferries novinhos em folha, comprados em regime de emergência pelo governo do Estado. Aí, quem sabe, a tal empresa terá alguns anos para fazê-los virar sucata. Tem sido assim...

Frase: "A censura absolve os corvos e condena as pombas." (Juvenal, poeta e orador da Roma Antiga)

E Dilma enfrenta os censores
A melhor notícia da semana: "Mesmo pressionada por setores do PT e pelo ex-ministro da Comunicação Social do governo Lula Franklin Martins, a presidente Dilma Rousseff pretende manter na gaveta a proposta que cria mecanismos para o controle dos meios de comunicação, informaram auxiliares do governo.
Segundo eles, Dilma não está sensibilizada com o esforço feito pelo presidente do PT, Rui Falcão, e por uma ala do partido comandada pelo ex-ministro José Dirceu, que insiste na regulação da mídia. Na quarta-feira, durante reunião com deputados do PT, em Brasília, Falcão atacou a mídia e acusou setores do Ministério Público Federal de atuação política, dizendo que eles fazem a 'real oposição' ao governo. O PT promete insistir no tema da regulação ao longo do ano. As palavras do presidente do PT foram ditas um dia depois de a Procuradoria-Geral da República confirmar que encaminhará à primeira instância as acusações do publicitário Marcos Valério contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva."
É isso aí. Ao assumir essa atitude, a presidente nada mais faz do que cumprir promessa feita no discurso de posse, quando afirmou que prefere o barulho da imprensa livre ao silêncio da censura.
Ex-guerrilheira, militante radical da esquerda na época, Dilma sentiu as agruras da ditadura, entre elas a mordaça colocada na imprensa brasileira (e também nas artes). Pelo visto, nossa presidente tem plena consciência de que uma nação moderna e verdadeiramente democrática não pode conviver com NENHUM tipo de cerceamento à liberdade de expressão e não precisa, portanto, de leis específicas com as quais meia dúzia de corruptos querem censurar a imprensa, sob o pretexto de "regulação."
Vá em frente, Dilma! Estamos ao seu lado nesta luta. Lamentavelmente, porém, são poucos os jornalistas e suas entidades representativas que se manifestam contra a ameaça da censura. Inexplicável...Ou não?

Ainda sobre
Santa Maria

Em meio ao disse-me-disse de declarações e depoimentos cada vez mais contraditórios sobre as causas da tragédia na boate da cidade de Santa Maria, é necessário também analisar a ocorrência sob o ponto de vista da prevenção de acidentes, lembra meu amigo Carlos Hupsel de Oliveira, especialista no assunto.
"Analisada sob esse aspecto - diz Hupsel-, a tragédia que marcou aquela fatídica noite foi o resultado de uma seqüência de acontecimentos, sendo cada um, por sua vez, produto de circunstâncias inerentes à própria ocorrência, ou ao comportamento humano. Se a cadeia desses acontecimentos tivesse sido interrompida, se uma peça, apenas uma, tivesse sido removida, por exemplo, se o idiota da tal banda não tivesse adquirido o artefato pirotécnico, certamente que nada disso teria acontecido, enlutando tantos lares, ceifando a vida de tantos jovens e marcando para sempre a vida das famílias que um dia viram seus filhos sair apenas para se divertir numa casa noturna."

Dicas para
o trânsito (I)

As primeiras medidas para desafogar o trânsito de Salvador, adotadas pela nova administração municipal, deram resultado, como na Barra, Avenida Sete e Comércio.
Todavia, não custa lembrar que outros locais continuam terríveis e, pelo menos de forma emergencial, a simples presença de prepostos da Transalvador poderia amenizar um pouco o problema. Falo, por exemplo, da Avenida Bonocô, trecho entre a Fonte Nova e o acesso para o Iguatemi e Cabula, onde, todos os dias, entre 16h30 e 19 horas, ocorre um infernal engarrafamento.

Dicas para
o trânsito (II)

Acrescento ainda o trecho Nazaré Barbalho, também congestionado de forma irritante nos horários de pico, e incluo a quase intransitável Avenida Joana Angélica, trecho Piedade/Campo da Pólvora.
Em todos esses casos, os gargalos podem ser facilmente identificados e agentes do trânsito, a pé ou de moto, poderiam reduzir o congestionamento, disciplinando o fluxo e punindo motoristas que insistem em infringir todas as regras na ânsia de chegar primeiro.

Vá e fique
por lá!

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país está pronto para enviar ”o primeiro homem [iraniano] ao espaço”. Segundo ele, a operação ocorrerá até 2020. “Estou pronto para ser o primeiro iraniano sacrificado pelos cientistas do país e enviado para o espaço, apesar de saber que existem muitos candidatos”, disse Ahmadinejad. Ele se colocou à disposição dos estudos científicos durante a apresentação de dois novos satélites de fabricação iraniana.
Se mande, cara, e aproveita para levar alguns amigos brasileiros de carona.

Raposa vigia
o galinheiro

O PT está articulando para comandar o Conselho de Ética da Câmara a partir deste ano e duas razões o movem: tentar salvar os mandatos dos seus deputados e de aliados condenados no julgamento do mensalão e ter o controle do colegiado num eventual processo que possa levar à cassação do deputado e ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), principal personagem do chamado mensalão mineiro. O PT tem interesse em dirigir o colegiado, mesmo diante da possibilidade de os processos contra os deputados condenados nem passarem por lá. Isto é Brasil!

DIREITO - Indicado para estudantes graduados e profissionais da área jurídica, a Pós-Graduação em Direito Público do JusPODIVM está com inscrições abertas para a formação da sua décima oitava turma. Com duração de 15 meses, incluindo o prazo para preparação e defesa da monografia, a especialização traz conteúdo pautado nas principais mudanças ocorridas no Estado brasileiro nas últimas décadas.

FEIRA - Projetos de expositores da 27ª edição da FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação), a ser realizada entre os dias 1º e 5 de abril de 2013, revelam investimentos em desenvolvimento de produtos e soluções novas, além de estratégias de relacionamento como oportunidades de exportação e ampliação de mercado conquistando novos consumidores.

MUSEUS - Os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) estarão fechados até quarta-feira de cinzas (7 a 13), voltando a funcionar normalmente no próximo dia 14.

Nenhum comentário: