segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Terapias espirituais



Nos melhores hospitais dos Estados Unidos e atualmente do mundo, se associa o trabalho dos terapêutas holísticos com os tratamentos médicos convencionais. Nesses hospitais essa terapia passou por testes rigorosos e ganhou credibilidade entre a comunidade médica e científica.

O espiritismo aderiu a esse processo terapêutico desde 1857, na França, mas, poucos espíritas fazem idéia de onde surgiu o "Passe Espírita". Segundo Herculano Pires o passe nasceu com civilizações antigas em rituais e crenças primitivas. Os selvagens, instintivamente, aprendiam a fazer e a desfazer ações maléficas, com o poder das mãos.

Há milhares de anos essa prática já era usada na China com o nome de "Cura Prânica". Os chineses otimizaram tanta essa técnica que muitos monges tibetanos até morreram pela estimulação exagerada dessa energia.

Em 1922 o professor japonês Mikao Usui normatizou o uso dessa energia e essa técnica ele denominou de “Reiki”. Para uma pessoa se habilitar a Reikiano terá que estudar e passar por quatros níveis de aprendizagem.

Treze anos depois, Mokiti Okada, fundou a Igreja Messiânica e apresentou ao Japão as técnicas do “Johrei”. Para alguém ser um passista Johrei é necessário um longo estudo onde, cada fase, é subdividida em níveis de conhecimento.

 Os chineses chamam essa energia de “QI” e levam tão a sério a sua manipulação que a subdividiram em várias modalidades.

A primeira modalidade ficou conhecida como Acupressura. Nessa modalidade o terapeuta usa a ponta dos dedos para ativar ou desbloquear algum meridiano que esteja provocando doença.

A segunda é Acupressura com ervas e outros elementos. Foi aí que a fitoterapia ganhou força.

A terceira é a Acupuntura onde tradicionalmente as agulhas são lascas de bambu usadas para desbloquear em torno de 1500 pontos energéticos.

A última modalidade é o Chi Kung médico onde o terapeuta pode usar sua própria "Chi" ou da própria natureza. A “Chi” é uma energia primordial que permeia todo o universo.

Hoje, avançamos bastante e já conhecemos como funcionam nossos chakras, corpos energéticos e meridianos. Para se ter idéia, a coisa funciona assim; o nosso corpo físico se nutre de alimentos físicos e os nossos sete corpos energéticos se alimentam de energias afins. Quando um desses corpos energéticos ou algum chakra entra em desequilíbrio, alguns dos meridianos são bloqueados e nós adoecemos.

Esse bloqueio gera um certo impacto no corpo físico e logo é diagnosticado como doença.

Se o chakra, por reação espontânea, conseguir desbloquear esse meridiano sem ajuda de um terapeuta, a pessoa poderá ir ao médico e facilmente curar a doença que foi repassada ao seu corpo físico, mas, se esse bloqueio ainda estiver ativo, a depender de sua intensidade, nenhum procedimento alopático terá chance de sucesso.

Se o doente procurar ajuda a algum terapeuta das modalidades citados aqui, as chances de reequilíbrio e cura são grandes por isso, sempre que precisar, procure um acupunturista, um passista de Johrei, Reikiano ou um Passista Espírita.

É melhor prevenir do que remediar.

Conrado Dantas

Nenhum comentário: