sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alex Ferraz

DEVAGARINHO...
As obras do metrô de Salvador foram retomadas. Certo. Porém, nunca vi, numa obra públuica desse porte, tão poucos operários trabalhando. Por exemplo, se compararmos com o que vimos na Fonte Nova, recentemente. Será que a urgência do metrô é menor que a do estádio? Hum...

Frase: "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos." (Nicolau Maquiavel)

O desarmamento da sociedade civil e o medo
Desde o governo FHC, foram seis campanhas de desarmamento da população civil. Enquanto os honestos entregavam suas armas, a bandidagem se armava cada vez mais e hoje ostenta arsenal de fazer tremer algumas forças policiais. Em resumo, no Brasil só quem pode ter arma são as polícias (que nem sempre as usam com critérios e cometem barbaridades) e os bandidos.
Desarmar a sociedade civil é um tática antiga e que já foi aplicada em sociedades onde logo depois veio uma ditadura. Sabiamente, Thomas Jefferson, um dos fundadores dos Estados Unidos, dizia, ao liberar armas para todos na Constituição, que nação que tem um povo em armas não sofre golpe de estado. A Suíça, aliás, que o diga.
Portanto, vejo com vergonha e sinto-me humilhado quando, na TV, as pessoas vítimas dos mais torpes tipos de violência se lamuriam e, chorando, dizem: "Não tive como me defender."
Alegar que armas domésticas causariam uma "tragédia" no País é uma falácia, um deboche com a inteligência da sociedade. Tragédias domésticas envolvendo armas aconteceram, acontecem e sempre acontecerão, aqui e alhures. Até porque quem quer ter um a arma ilegal no País consegue ali na esquina, e baratinho.

Sob o domínio
do medo (I)

A verdade que perpassa os aparentes fatos e discursos pomposos de autoridades é que uma sociedade desarmada está à mercê de tudo e de todos. Vive sob o império do medo, desencorajada, amofinada. E, aí, meus caros, agarra-se a qualquer tábua de "salvação".

Sob o domínio
do medo (II)

Tivéssemos leis duras contra o crime, e que fossem cumpridas, inclusive contra menores de idade, não haveria por que temer a população civil armada, em suas casas.
A violência existe em qualquer parte do mundo, mas certamente grassa com veloc idade espantosa em países onde as leis são fracas, e mesmo não cumpridas, e onde os legisladores parecem temer mudá-las, posto que quase todos são alvo em potencial dessas leis. E ponto final.

O Detran deve
investigar (I)

Um cidadão foi comprar fraldas geriátricas para a mãe, que tem 90 anos e sofreu um AVC, em Vilas do Atlântico, no sábado passado. Parou o veículo, inadvertidamente, numa curva, em frente à sorveteria Gela Guela.
Quando retornou, o carro estava sendo colocado no guincho. Implorou para que se evitasse o reboque, reconheceu o erro, comprometeu-se a pagar a multa etc. etc. Não adiantou.

O Detran deve
investigar (II)

O argumento de que mãe precisava dele com urgência, em casa, não comoveu o motorista do guincho. Até a PM esteve lá e sensibilizou-se, mas nada. Bem, o carro foi rebocado, a PM deu carona ao dono até Retran de Lauro de Freitas e ele se dispôs a pagar. Nada. Para encurtar a história, o veículo só foi liberado na segunda-feira, e após, MISTÉRIO, o cidadão ter que ir a uma empresa privada, à qual pagou R$ 100 para que tirassem fotos do motor (!!). Sugerimos à direção do Detran que investigue o caso.

Perigo na
surdina

Na surdina, enquanto outras notícias do dia a dia infernal deste país ocupam telas de TV e páginas de jornais, o Congresso avança em dois perigosos projetos: controle da mídia e regulação da internet.
Abram os olhos, antes que seja tarde!
CRIANÇAS - A temática da infância, em interface com a educação, será abordada em palestra a ser realizada no próximo dia 17, às 19h, na Associação Baiana de Medicina, em Ondina. Com o título “O que querem as crianças de hoje? E nós, adultos, o que queremos de uma criança?”, a palestra contará com a presença de Tânia Fortuna, uma das maiores pesquisadoras no tema da Psicologia da Educação no Brasil.
CARNAVAL I - É carnaval, cidade! Quem for ao Pelourinho de 10 a 16 de fevereiro terá a oportunidade de vivenciar uma folia democrática, com opção para todos os gostos e idades. Protagonistas do Carnaval da Cultura, os blocos Afro realizam verdadeiros festivais de integração, acompanhados por convidados ilustres. Nesta semana, é a vez do Olodum receber Ivete, Saulo e Pablo. O Cortejo Afro divide o palco com Carlinhos Brown; e o bloco Coração Rastafari, com Lazzo Matumbi.
CARNAVAL II - O SineBahia está oferecendo 300 vagas para segurança de eventos para trabalhar durante o carnaval de Salvador, atuando em blocos e camarotes. Os interessados devem ter ensino fundamental completo, mais de 18 anos, curso na área e experiência mínima de três meses na função.

Nenhum comentário: