quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sanfonas darão o tom da noite na Praça da Matriz

                                       
A música genuinamente nordestina estará em evidência na noite desta quinta-feira, 18, na Praça Monsenhor Renato Galvão - Praça da Matriz - dentro da Programação do Natal Encantado 2014. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste subirá ao palco às 19h e levará ao público um repertório irretocável. 
Canções como "A volta da Asa Branca" (Zé Dantas e Luiz Gonzaga), "Lembrança de um Beijo" (Accioly Neto), "Paraíba meu Amor" (Chico Cesar), "Lamento Sertanejo" (Dominguinhos / Gilberto Gil), "Eu só Quero um Xodó" (Dominguinhos / Anastácia), "Olha pro Céu" (Luiz Gonzaga / José Fernandes), dentre outras, darão ao evento natalino um clima de "São João" fora de época.
A Orquestra foi criada a partir das oficinas de acordeom ministradas na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, em 2011. O projeto – regido pelo maestro Lucílio Souza – surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e também como uma alternativa ao mercado de trabalho para os músicos acordeonistas. É um projeto que começou com arte educação e hoje difunde a cultura paraibana por onde se apresenta.
 

Eudóxia de Barros faz recital na Matriz

A mais aclamada pianista brasileira de todos os tempos, Eudóxia de Barros, proporcionará ao público feirense um concerto inédito na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, no início da noite desta quinta-feira, 18, dentro da Programação do Natal Encantado 2014. O templo deverá ficar pequeno para a apresentação prevista para às 18h. 
A pianista já tem um roteiro estabelecido para a agenda anual, com variações em decorrência do ambiente, incluindo no repertório peças sacras. No programa, estão os compositores russos Dmitri Kabalewsky e Sergei Rachmaninoff, os brasileiros Osvaldo Lacerda, Ernesto Nazareth, Alberto Nepomuceno, Fernando Cupertino, Villa Lobos, Souza Lima, Camargo Guarniere e três estudos em oitava de Choppin, Antonio Ribeiro e Osvaldo Lacerda.
Dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário muscial brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se e levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. 
Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas tem tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs. São um marco cultural importante para nosso país e um exemplo a ser sempre lembrado, aplaudido e imitado. (Secom)


Nenhum comentário: