sábado, 13 de dezembro de 2014

Alex Ferraz

SECA
Não sou especialista no assunto, mas desconfio que os testes de transposição das águas do Rio São Francisco não poderiam ter começado em pior hora, ainda que atrasados em cinco anos. O país vive, do Sudeste ao Nordeste, uma das piores estiagens e a própria nascente do Velho Chico andou secando...

"Tudo o que fazemos está ligado ao dinheiro. Eu sou uma mercadoria e tenho plena consciência disso." (Marlon Brando)

Desunião Nacional dos Ex-tudantes
A notícia: "Dois operários, um guindaste e dois barracões resumem a 'obra' da nova sede da UNE no Rio, prometida para 2015 ao custo de R$ 50 milhões dos contribuintes. A construtora, Wtorre, que fez a nova sede da Petrobras, atuou em fundos de pensão e vendeu um prédio à Previ."
O comentário: desde o primeiro governo Lula que a UNE silenciou diante todos os escândalos que aconteceram neste país nos últimos 12 anos. Mensalão, petrolão, manifestações de rua pedindo seriedade aos políticos, nada disso teve uma só palavra ou faixa a UNE, bem diferente do meu tempo, quando íamos às ruas com a frequência necessária. Nem mesmos os índices cada vez piores da educação no Brasil têm tocado os corações da galera que hoje compõe a União Nacional dos E$tudantes. Com cifrão mesmo. E bota cifrão nisso! Ai, ai...

Ainda sobre cooptação (I)
Está ocorrendo uma onda de desemprego no País, inclusive em setores públicos. As notícias estão aí, todos os dias, na mídia.
Demitir já é cruel, mas a crueldade fica ainda mais evidente quando isso ocorre num fim de ano, perto do Natal...Um horror!

Ainda sobre cooptação (II)
Pois é, e diante desta onda de desemprego fica evidente que não só a UNE foi cooptada nesses últimos 12 anos.
Muitos e grandes sindicatos também. Só assim se justifica o silêncio diante da crise.
Dura realidade: o trabalhador só serve como massa de manobra para enriquecer líderes sindicais. E ponto final.

O negro e o trabalho
Margareth Menezes, Vovô do Ilê, João Jorge, dirigente do Olodum são alguns dos protagonistas  do  documentário A Cor do Trabalho que será lançado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)  hoje.
 A sessão especial de apresentação do documentário é aberta ao público e acontece às 19h, no Teatro UNEB, no Campus I da Universidade, no bairro do Cabula, em Salvador. Dirigido pelo cineasta Antônio Olavo, o documentário faz um resgate histórico da relação do negro com o trabalho na Bahia, desde a época da escravatura até os dias atuais.

Não vá, que é esparro! (I)
Lembro-me de uma situação cômica que vivi há alguns anos. Foi numa requintada sorveteria que existia no bairro da Graça. Estava escolhendo um sorvete no balcão de vidro, quando me deparei com um pote contendo uma massa bem verde. E intacto.
Esbocei a intenção de pedir aquele sabor, ao que o funcionário, olhando de soslaio para o dono do local, que estava no caixa, me sussurrou ao ouvido: "Não vá não, que é esparro".

Não vá, que é esparro! (II)
Conto isso para ilustrar o situação política atual. Falam que o governador Jaques Wagner está cotado para o Ministério das Comunicações, onde teria como uma das principais tarefas levar adiante o projeto de regulação (censura) da mídia. Ora, governador, o senhor, tão republicano! Não vá não, que é esparro...

Nenhum comentário: