segunda-feira, 2 de julho de 2012

Alex Ferraz


À VENDA
Deu no “ex-Blog”, de César Maia (ex-prefeito do Rio): Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, colocou à venda o Maracanã. “O Estado investe um bilhão de reais para reformar depois entrega por uns trocados”, disse César. Êita!

Psicólogos reagem à “cura” de homossexuais

Reproduzo aqui partes da excelente nota oficial do Conselho Federal e Psicologia (CFP) em relação a um projeto que tramita na Câmara Federal e que nos faz voltar décadas atrás, ressuscitando uma mentalidade retrógada, posto que estabelece “tratamento” para a homossexualidade: 
“O CFP vem publicamente manifestar seu repúdio à forma antidemocrática com que vem sendo construído o ‘debate’ sobre o Projeto de Decreto Legislativo 234/2011, que visa sustar a aplicação de trechos da Resolução CFP 01/1999, que estabelece normas de atuação para as(o) psicólogas(o) em relação à orientação sexual.”
“O projeto, de autoria do deputado João Campos –(PSDB/GO), foi pauta de Audiência Pública no dia 28 de junho, por requerimento dos deputados Roberto de Lucena (PV-SP) e Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Quatro, dos(a) cinco(a) profissionais convidados(a) para a mesa indicam posicionamento favorável à suspensão dos artigos da Resolução e não representam instituições ou lugares de produção de conhecimento que possam garantir a necessária pluralidade ao debate.”
“Além disso, outros atores importantes não foram sequer convidados ao debate, como o Ministério Público e o CNCD/LGBT (Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Conselho esse que tem a missão de propor e debater a política de direitos humanos na sua interface com a questão da diversidade sexual. Em especial, não foram convidados também segmentos do Movimento Social ou representações da sociedade civil organizada, que expressam a defesa dos direitos das pessoas LGBT.” 

Ainda sobre o
obscurantismo (I)
Prossegue a nota do CFP: “Vale salientar que a militância LGBT congrega inúmeras entidades que vêm garantindo o avanço da promoção dos direitos humanos nas políticas públicas. A exemplo disso, citamos a recente decisão judicial da Corte Suprema do país, o STF, de reconhecer a união estável homoafetiva, como emblema da sensibilidade da sociedade brasileira e do poder judiciário.”

Ainda sobre o
obscurantismo (II)

E segue: “Nesse sentido, é lamentável que audiências públicas, dispositivos de grande potência democrática, presentes na formação de opiniões, sejam desperdiçadas ao invés de ouvir diferentes atores, como preconiza o próprio Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Cabe destacar que a Resolução do CFP 001/99 é um marco internacional na defesa dos direitos humanos. Ainda no ano de 1970, a American Psychological Association retirou do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) a homossexualidade do rol de transtornos psicológicos. Seguindo este posicionamento, dentre as organizações internacionais, em 1993, a Organização Mundial de Saúde excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde (CID 10). No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Medicina reafirma essa decisão.”. 

Frase:
Para muitos (homens), o simples fato de não serem homossexuais é garantía de masculinidade”. 
(Elizabeth Badinter, historiadora, professora de filosofia e escritora francesa)

Movimento na 
Estrada do Coco
Por causa do feriado em homenagem à Independência da Bahia, a Concessionária Litoral Norte (CLN) estima que 84 mil veículos transitem pela BA-099 (Estrada do Coco e Linha Verde) até hoje, quando as pessoas vêm à capital para acompanhar os desfiles cívicos. A média é de, aproximadamente, 21 mil veículos por dia. 
A CLN informa ainda que reforçou o quadro de funcionários, disponibilizando 17 auxiliares de arrecadação (papa-filas) para facilitar o atendimento ao motorista na praça do pedágio.
Caso seja necessário, o usuário pode solicitar apoio da CLN através do 0800 071 3233 e dos telefones de emergência (call box) ao longo da Estrada do Coco (trecho entre a Ponte do Rio Joanes a Praia do Forte).

Ingresso a
peso de ouro
Confesso que não acreditei, mas a notícia saiu no site do UOL. Diante do desespero de torcedores associados ao programa Fiel Torcedor (Coríthians), que não acharam mais ingressos para o jogo desta quarta-feira contra o Boca Juniors, alguns espertinhos chegaram a oferecer entradas pela bagatela de R$ 22 mil (isto mesmo, 22 mil reais). Vixe!

Buraqueira,
até quando?
Uma pergunta simples e objetiva e para a qual não aguardo resposta: até quando quem transita por Salvador vai ter que aguentar a terrível buraqueira que tomou conta de praticamente todas as ruas e avenidas da cidade? O Politeama, bem no centro, já está quase intransitável, para citar só um exemplo. É isso aí...

1 MAM - As inscrições para palestras e workshops gratuitos sobre Arte Contemporânea no Museu de Arte Moderna da Bahia ficam abertas até o próximo dia 9 .

2 SHOPPING - Com o objetivo de realizar uma queima de estoque das coleções Outono/Inverno, as mais de 120 lojas do Shopping Piedade entram em liquidação a partir de amanhã. 

3 ESCRITOR - O projeto Papo de Escritor, da União Brasileira de Escritores – UBE/BA, no mês do escritor, recebe a jornalista do jornal A Tarde Mariana Paiva, autora do livro Barroca e o escritor Marcelo de Oliveira Souza, autor dos livros Conto & Reconto e Confissões Poéticas. O encontro ocorrerá no dia 7 de (sábado), às 10h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Costa Azul.

4 EXPOSIÇÃO - Amanhã, a artista plástica e jornalista carioca Márcia Leivas abre a exposição O que há de Jorge em mim, na Casa do Comércio, a partir das 20h. São 13 painéis e cinco telas que compõem a mostra e traduzem alguns clássicos do grande escritor baiano.

5 BALÉ - O Balé Teatro Castro Alves dá continuidade às aulas abertas de técnicas de formação corporal, ministradas por bailarinos da própria companhia. Mais informações: (71) 3116-8872.

Nenhum comentário: