sexta-feira, 20 de julho de 2012

Organizada?


      Volta e meia eu ouço alguém dizer que a "sociedade organizada" deveria agir para resolver os problemas do Brasil. Vamos por partes. Desde os tempos de colégio ouvia meus professores dizer e os políticos demagogos repetir incansavelmente que a família é a célula mater da sociedade. Então como as famílias estão se deteriorando no Brasil, a sociedade está desorganizada. 

         Mas, deixamos isso para lá e vamos tentar entender o que querem dizer as pessoas com "sociedade organizada". Seria essa tal sociedade a classe mais alta da pirâmide social? Ou seja, os ricos, os abastados, os revestidos de poder? E quem são estes? Os empresários? Estes homens de negócios que estão sempre envolvidos em escândalos financeiros juntamente com políticos? 

         Seriam os militares? Creio que não, porque estes estão muito ocupados em lustrar suas botas e polir suas medalhas para aparecer em desfiles cívicos e eventos sociais de todo tipo. Os religiosos, tão pouco se enquadram no perfil de sociedade organizada, porque basta olhar no noticiário diário para saber que autoridades religiosas sempre aparecem em meio a escândalos sexuais ou financeiros. Sobre a maçonaria nem vou me aprofundar, porque os maçons não estão mais no centro das decisões e vivem de glórias passadas. Outros grupos similares de menor importância também não têm força para mudar coisa alguma.

         Restam os políticos, os governantes. Eu nem precisaria dizer que estes há muito perderam totalmente a credibilidade junto ao povo. Sempre estão no centro de todo tipo de escândalos que assolam o País. Muitos deles, inclusive, têm suas campanhas eleitorais financiadas pelo crime (esse sim, organizado). E o crime organizado não está nem um pouco interessado em instaurar a lei e a ordem no País, porque, para os seus líderes, quanto pior melhor. 

         Passemos então à classe média, composta por seres que trabalham e produzem durante onze meses (quando não vendem suas férias para pagar dívidas) e pagam em impostos ao Governo o equivalente a quatro meses de trabalho duro e honesto. Isso sem se falar nas contas sociais que o governo pendura para a classe média pagar, tipo "bolsa esmola". E ainda vivem assombrados com a perda de status, e lutam desesperadamente para galgar mais um degrau na escala social, alcançando assim o convívio com os eleitos. E para atingir o seu objetivo muitos deles, sem escrúpulos, traem, roubam e matam. 

         Resta o povo. A camada inferior da pirâmide social. A classe baixa. Talvez  a camada mais feliz da população deste país. Eles sabem que não têm nada a perder e o que vier é lucro. Tem bolsa família, SUS, cachaça, futebol e mulher. "O qui é mais que nóis qué?" 

         A Copa do Mundo está aí e nós somos 200 milhões de técnicos de futebol, cada um com um esquema tático prontinho na cabeça para tornar qualquer equipe imbatível.

Nenhum comentário: