sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alex Ferraz


ALÔ!
Continua de mal a pior o atendimento telefônico nos números públicos. Na Sucom, da prefeitura de Salvador, por exemplo, a “entidade” que atende sempre encaminha a pessoa para a internet. “Veja no site”, como se todo mundo tivesse acesso à web. Pode?

Só me faltava esta, um cliente!

Os caros leitores acreditem em mim. A frase que dá título a este comentário foi ouvida por mim, há uns oito anos, mais ou menos, em um restaurante da orla de Salvador (nos tempos em que a orla era a Orla!), em plena terça-feira. Estava eu bebendo um chope, em restaurante vazio, e três garçons conversavam na porta do local. De repente, chega um pessoal, e um dos garçons, irritado pela interrupção do papo, vira-se para os outros e diz: “Só me faltava esta, agora. Cliente!”
Imagino se o dono do local pensasse assim...
Mas vamos em frente. Essa introdução é para falar da forma apalermada como somos atendidos em muitos estabelecimentos nesta belíssima cidade do São Salvador. Para não tocar no atendimento do serviço público, que é mil vezes pior.
No último sábado, em sofisticado bar da Barra, pedi uma cerveja, logo ao chegar, enquanto aguardava um grupo de amigos que para ali se dirigiam com o mesmo objetivo meu: tentar reduzir o estresse do trabalho da sexta e da perspectiva do trabalho de domingo. Pedi, pois, a dita loira gelada. Ah, foram mais de 15 minutos, juro, para a bendita chegar. Consciente de que as coisas andam em ritmo lento nesta boa terra, pedi logo um tira-gosto, algo simples, uma batata frita (haja colesterol, eu sei, meus amigos!). E lá se foram trinta minutos.
Pus-me a pensar, chato que sou: como é que esta cidade quer sediar Copa das Confederações e semelhantes, atendendo desta forma?
Mas, logo em seguida, dominado pela sensação de liberdade de um sábado sem trabalho e pelos primeiros efeitos dos goles iniciais de cerveja, ponderei: “Olha, este é nosso estilo de vida, e quem quiser que se lasque”. Pois é. Acho que a malemolência baiana, ainda que irrite, às vezes, os próprios baianos, como eu, traduz, no frigir dos ovos, em um relaxamento que pode nos render alguns aninhos a mais de vida. A menos que, como fiz erroneamente, a gente se aborreça e proteste.
E vamos em frente, que atrás vem gente...

E haja
fôlego!
A presidente Dilma colocou o marqueteiro João Santana (meu querido Patinhas) na campanha de Patrus Ananias, candidato petista a prefeito de Belo Horizonte. Acontece que João Santana está cotadíssimo, tanto assim que também cuida da candidatura e Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo e, ao mesmo tempo, da campanha para a reeleição (de novo!) de Hugo Chávez, na Venezuela.
À parte minhas convicções políticas sobre os clientes de Santana, deixo aqui meus parabéns pelo seu pique!

Gaúchos dão
exemplo
Mais uma vez a Justiça gaúcha sai na frente: decisão estadual proibiu as operadoras Vivo, Tim, Oi e Claro de venderam novas linhas até que resolvam os problemas da falta de sinal em diversas cidades do interior. Sem mais comentários.

Frase:
Nos negócios não existem amigos, apenas clientes
(Alexandre Dumas)

Vamos cuidar
da Paralela? (I)
A Avenida Paralela foi criada, entre outras coisas, para ser uma alternativa rápida de acesso ao aeroporto de Salvador. Mas, claro, serviu como vetor do crescimento da cidade para a região Norte. Aí, o trânsito por lá foi ficando cada vez mais difícil. E fica ainda pior quando acontecem eventos como os do último domingo, a saber: jogo do Bahia em Pituaçu e festa em um dos muitos espaços de shows na região. Travou tudo, principalmente a pista que dá acesso ao aeroporto.

Vamos cuidar
da Paralela? (II)
E como optar pela Orla em dia de domingo? A avenida Octávio Mangabeira, é claro, estava compreensivelmente congestionada.
Enfim, é necessário que se ponha ordem nesta cidade. Se vai ter jogo, se vai rolar uma festa simultaneamente, por que não armar um esquema de trânsito alternativo,  uma fiscalização melhor, a fim de evitar o sufoco?

Voto sem noção
Política no Brasil parece “loteria”. Todo mundo quer se arrumar ou melhorar a vida para sempre. Do esporte, do mundo artístico, palhaço, morto-vivo, enlameados e analfabetos, todos querem a política. Em pouco tempo, ficam ricos ou mais ricos. O resultado de tudo isso é o fracasso na educação, saúde, segurança e por aí vai... Como se vê, se o tal “voto de protesto” continuar nas eleições, o (nosso) povo, ó! É o fim da picada!

1 MATRÍCULA - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB convoca para matrícula os candidatos aprovados, em segunda chamada, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

2 VESTIBULAR - As inscrições para o vestibular 2012.2 da Faculdade ÁREA1 acontecem até às 18h do próximo dia 20. O exame será realizado dia 21, das 9h às 12h.  Mais informações: (71) 2106-3908 ou [email protected]

3 SEJA - A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) inicia, no próximo dia 23, a matrícula para o Segmento Educação de Jovens e Adultos (Seja) da rede municipal de ensino. 

4 PREFEITURA
– A Academia de Letras da Bahia realizará no dia 26 próximo, às 19h, em seu auditório, um encontro dos candidatos a prefeito de Salvador com os agentes culturais da cidade.

5 LABORATÓRIO - O LabCert (Laboratórios de Certificação de Produtos para a Saúde) será implantado no Parque Tecnológico da Bahia, com o objetivo de realizar ensaios para a certificação de dispositivos de proteção contra raios X e luminárias médicas.


Nenhum comentário: