terça-feira, 3 de julho de 2012

Alex Ferraz

QUE SUSTO!
De repente, caças da Força Aérea Brasileira fazendo voos rasantes sobre Brasília e as vidraças da sede do STF estilhaçadas. Nossa, cheguei a pensa em novo golpe de Estado, desta vez ainda mais violento. Mas dizem que tudo não passou de um erro... Pois é.

A uma grande distância da capital
Com o advento da internet, da globalização etc. e tal, o conceito de “cidade do interior” mudou muito. Ou deveria ter mudado.
Hoje, tanto faz você estar em Salvador ou São Paulo, como em Xique Xique ou Cabrobró, o acesso às nformaçõs é o mesmo, no mesmíssimo e reduzido lapso de tempo.
No entanto, as estruturas urbanas, pelo menos na Bahia, continuam seguindo um padrão de relatividade de décadas atrás. Ou seja, no interior há alguns setores que são bem piores, bem mais primários, do que na capital.
É o caso, por exemplo, dos terminais de transporte. Rodoviárias do interior, salvo raríssimas exceções, continuam sendo barracões com péssimo sistema de atendimento aos usuários.
E quando se parte para aeroportos, as diferenças ainda são brutais. Tomemos como exemplo o aeroporto da terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista, onde pousam jatos de médio porte, como os EMB da Trip, além dos turbo-hélices da Passaredo, e que, com sete voos diários, apresenta uma lamentável estrutura de atendimento aos passageiros. No salão principal, há apenas míseras oito cadeiras, o que leva a maioria absoluta dos passageiros e daqueles que aguardam parentes ou amigos a ficar em pé. Além disso, os banheiros abusam da falta de higiene, com sujeira nos vasos e falta de água e de papel higiênico.
O piso do salão de passageiros, para completar o quadro dantesco, vive sempre muito sujo.
Enfim, uma péssima imagem para representar uma cidade rica, pródiga em pecuária e café, e que congrega boa parte da elite econômica da região.
Cabe assinalar que o referido aeroporto foi “reformado” há apenas um ano e meio. E, pelo visto, deixado ao léu depois disso.

Elton John,
brilhante! (I)
O astro da música pop britânica Elton John fez um apelo emotivo pelo fim da perseguição de homossexuais na Ucrânia, durante show em comemoração à Eurocopa 2012 neste sábado, em Kiev. O cantor, de 65 anos e ativista pelos direitos de homossexuais, falou sobre os constantes registros de ataques a membros da comunidade gay da ex-república soviética (habitada por bárbaros, em sua maioria, pelo que temos visto).

Elton John,
brilhante! (II)
Elton, aliás, sempre foi de uma firmeza fantástica em suas atitudes. Lembro-me que, quando se casou com um antigo namorado, não teve a presença da sua mãe, uma octogenária, na cerimônia, pois ela abomina o fato de o filho ser gay.
Perguntado sobre o que achou da ausência da mãe, Elton foi duro: “Não tem problema, a Rainha da Inglaterra veio.” E foi real, com trocadilho: Elizabeth II prestigiou o casamento gay de Elton...

Frase:
No interior, as estruturas de transporte são infinitamente inferiores ao que temos na capital. E olha que na soterópolis já são precárias...

Um êxodo
anacrônico (I)
Quando criança, uns 40 anos atrás, via imagens dos flagelados da seca no Nordeste abandonando a região a bordo de paus de arara (caminhões que carregavam gente como se fora gado), rumo a São Paulo, para ganhar uns trocados enquanto deixavam aqui suas famílias.
Pensei que isso tivesse ficado no passado. Ledo engano. Hoje, em pleno século XXI, recomeça o êxodo para o Sudeste, mais especificamente São Paulo.

Um êxodo
anacrônico (II)
São pais de família que, sem qualquer condição de sustentarem a si e aos seus, abandonam lavouras e rebanhos dizimados pela seca e embarcam para São Paulo, só que desta vez a bordo de ônibus.
Lá, vão trabalhar em regime quase semi-escravo na colheita de cana, na região oeste do estado, ou mesmo em plantações de laranja, enquanto as famílias aguardam o envio de alguns reais para o sustento.

Um êxodo
anacrônico (III)
Fico assustado com  isso por que, décadas depois de períodos obscuros e sem esperança, surpreende-me sobremaneira que nenhuma atitude tenha sido adotada para que os efeitos da seca fossem minimizados, ou, diria mais, eliminados. E isso, claro, é possível.
Mas de que viverão os abutres que se locupletam com a indústria da seca?

A passo de tartaruga
O STF (Supremo Tribunal Federal) tem pendentes em gabinetes de ministros da corte mais de quatro mil habeas corpus para serem julgados. O número é considerado estratosférico pelos próprios integrantes da corte. São casos urgentes que versam sobre a liberdade ou a ameaça à liberdade dos réus. no entanto, para cachoeira e outros... Sem comentários.

1 LÍNGUAS - Estão abertas as inscrições para o IV SIALA – Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, da Uneb, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agostoMais informações:  www.cdi.uneb.br/siala/siala.html. 

2 EMPREENDEDOR - O Sebrae Bahia inicia hoje uma mobilização para facilitar a formalizar de trabalhadores por conta própria com o registro de Empreendedor Individual. Para ampliar o atendimento, foi instalada uma tenda em frente ao Shopping Iguatemi.

3 ROCK - Rock n’ roll para dançar. Esta é a proposta da banda Falsos Modernos, que estreia no cenário musical baiano em temporada todas as quartas-feiras de julho no Visca Sabor & Arte, às 21h.  No primeiro show, dia 04, convidam a Simples Rap’ortagem.

4 SAMBA - O Grupo Samba quem Bossa enche de “chiquê” a programação cultural de Salvador. Na sexta-feira, se apresenta na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, às 17h30. No mesmo dia, às 19h30, faz a noite ficar mais bonita no Aconchego da Zuzu. No sábado, toca no Botequim São Jorge, a partir das 13h.

Nenhum comentário: