quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fundação oferece curso Baixa Visão para profissionais da Educação


          O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP DV) da Fundação Jonathas Telles de Carvalho está oferecendo o curso Baixa Visão, Adaptação de materiais e Escrita Cursiva, dirigido a profissionais da área de educação das redes pública e privada, a ser realizado no período de 16 a 20 deste mês, com carga horária de 20 horas. As aulas serão ministradas das 8 as 12 horas, a custo zero, no CAP DV da Fundação.
         Os interessados podem solicitar ficha de inscrição através do email [email protected] ou pelo fone/fax (75) 3625.7755.  As vagas  são limitadas ao número de 40. O objetivo do curso é dar subsídios teóricos e práticos aos professores, para viabilizar o ingresso e a permanência do aluno com deficiência visual, no ensino regular.
         Para professora Maria Gorette Carneiro Cerqueira, coordenadora do curso, "este é um bom momento para os educadores da rede estadual de ensino participarem do curso, já que encontram-se paralisados, em mobilização da categoria".
         Segundo a professora "a definição é complexa devido a variedade e intensidade de comprometimento das funções visuais. Essas funções englobam desde a simples percepção de luz até a redução da acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral".
         Gorette Cerqueira informou que o curso é de grande importância para os professores porque são eles quem poderão avaliar a questão funcional da baixa visão. "O oftalmologista detecta o problema, mas, quem vai avaliar melhor é o professor, especialmente em crianças".
         As aulas serão ministradas por profissionais da Fundação e contará também com palestra do oftalmologista Pedro Gantois, que falará sobre as patologias que  mais causam baixa visão. O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual – da Fundação Jonathas Telles de Carvalho –  está localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, nº 05, Bairro Santa Mônica. Vale ressaltar que o CAP DV não se responsabiliza pelo deslocamento, hospedagem e alimentação (almoço) dos participantes.

Nenhum comentário: