domingo, 15 de julho de 2012

Alex Ferraz


SURREAL
Ver José Sarney, Fernando Collor de Mello e Renan Calheiros entre os que se ufanavam com a cassação de Demóstenes Torres me pareceu a imagem de um a ópera bufa. Afinal, todos são farinha do mesmíssimo saco. Ou não?

O altíssimo custo da Justiça do Trabalho

Os processos trabalhistas no Brasil movimentam fortunas. Mas nem só com as indenizações. Falo aqui da estrutura bilionária montada para reger as rusgas entre patrões e empregados. E trago para os caros leitores trechos de excelente comentário de Roberto Monteiro Pinho no blog Tribuna da Internet (antiga Tribuna da Imprensa). Vejamos o que ele diz:
“Nenhuma nação do planeta, com exceção do Brasil, dispõe de tamanho complexo para tratar das relações de trabalho, composto do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho. Para dar suporte a este trio estatal, são necessárias centenas de delegacias do Trabalho, seccionais do Ministério Público, 24 tribunais e 1,6 mil varas trabalhistas, agregando ainda outros milhares de varas estaduais, que suprem a lamentável ausência da JT em 4,6 mil cidades brasileiras.” 
Agora, pasmem: “O custo anual dessa justiça é de R$ 9,7 bilhões, e pode alcançar este ano R$ 14 bilhões, mas deixa na folha de pagamento dos servidores e juízes 93% desse total, um absurdo denunciado por esta coluna e que jamais foi contestado.”
 Conclui Roberto Monteiro Pinho: “Da mesma forma que detectamos a deformidade material da Justiça Trabalhista, enfrentamos a realidade: decorridos quase dez anos de governo do PT, a reforma trabalhista foi empurrada ano a ano, sem que os principais temas fossem resolvidos. Dois deles: a redução da jornada de trabalho de 44 horas, para 40 horas semanais e a inclusão social dos 65 milhões de informais. Mas quem se interessa?”

Já começou
muito mal
Não acredito em CPIs, mas confesso que jamais vi uma tão inútil como esta do Cachoeira. Tanto é assim que tiraram o Demóstenes Torres e, em seu lugar, entrou o suplente Wilder de Morais, que vem a ser ex-marido da atual mulher de Cachoeira, omitiu patrimônio e, pimba, já está sendo investigado pela mesma CPI. É isso aí, bicho

Oficinas
faturam alto
Oficinas e borracharias estão felizes da vida com a prefeitura de Salvador. O faturamentos delas vem crescendo com força diante do caos das vias de trânsito da cidade, todas esburacadas.
 Um taxista amigo meu disse que já trocou três amortecedores nos últimos 20 dias. É mole?

Frase:
A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas.
(Alfred de Musset, 1810-1857, poeta e dramaturgo francês)

Então, piorou,
presidente!
Acossada pelos dados que mostram nova queda do PIB, a presidente Dilma disse ontem que “não se mede o sucesso de uma grande nação pelo PIB”. 
Entre os parâmetros que serviriam para medir “uma grande nação”, a presidente enumerou como um dos principais a educação. Vixe! Aí é que a gente vai descer a ladeira de vez, Dilma!

Péssima imagem
lá fora
Trecho de reportagem, na Europa, sobre o relatório da Fifa, onde a entidade explica por que não tenta reaver o dinheiro das propinas recebidas por João Havelange e Ricardo Teixeira: “Os representantes legais da Fifa são da opinião de que implementar a devolução do dinheiro seria quase impossível.
Eles justificam isso com o argumento de que uma queixa da Fifa na América ou África dificilmente seria aplicada, já pagamentos de subornos pertencem ao salário recorrente da maioria.” Essa doeu!

Saúde, um bem
precioso
O ex-presidente Lula está refugiado no interior de São Paulo, por ordem médica, a fim de tratar dos reflexos da quimioterapia, com recomendação para falar o mínimo.
Embora ache que ele foi uma decepção como presidente, concordo a ponderação feita por meu amigo Emmerson José, ontem, quando falamos sobre isso na rádio CBN Salvador, ou seja, nada pode ser pior para uma pessoa política como Lula do que se ver tolhido de falar em plena campanha eleitoral. Faço votos para que se recupere logo. Mas não volte ao Planalto! 

1 EXPO - “De Caramuru à Boemia: históricos do Rio Vermelho” é a exposição que o artista plástico Ygas Eloy abre ao público hoje, no Museu da Cidade. A mostra retrata pessoas e logradouros do Rio Vermelho.

2 ECOLOGIA - O I Seminário Internacional em Ecologia Humana está com inscrições abertas até o próximo dia 20. O seminário ocorrerá de 17 a 21 de agosto, no Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso. Mais informações: www.uneb.br

3 LIQUIDAÇÃO – Está acontecendo a liquidação de inverno do Salvador Norte Shopping, a Liquida Norte. O público tem até domingo para aproveitar as ofertas das lojas, que estão com descontos de até 70%. 

4 MÚSICA - Com mais de 150 trabalhos inscritos de toda a Bahia, a Mostra SESC de Música Ano 1 vai reunir músicos e compositores para workshops e shows abertos ao público que acontecem de 11 a 16 de setembro, no Teatro SESC Casa do Comércio.

5 ARQUITETOS - Pelo quinto ano consecutivo, o Núcleo de Decoração da Bahia indica os 10 arquitetos e designers de interiores mais influentes do estado para o “Top 100”, prêmio anual da revista Kaza.!

Nenhum comentário: