quinta-feira, 26 de julho de 2012

Alex Ferraz


CARNIFICINA
Mais seis mortos, nas últimas 48 horas, em rodovias estaduais e federais na Bahia. Quando se chegará à conclusão de que estradas de mão dupla não têm mais nada a ver com o imenso fluxo de tráfego de hoje? Enquanto isso, continuamos a assistir este verdadeiro crime

Quando você vota em quem não conhece

O advogado José Amando, que tem coluna sobre direito eleitoral na rádio CBN Salvador (100,7), em conversa comigo e Emmerson José, ontem pela manhã, foi claro: “É inconstitucional o dispositivo legal que permite a substituição de um candidato até 48 horas antes votação.” 
Ele opinava sobre essa brecha legal que põe por terra a essência do voto livre, qual seja a de escolher aquele candidato que, pessoalmente, traduz a vontade do eleitor.
Acontece que o referido dispositivo legal – contra o qual José Amando vem lutando e promete que não dará tréguas – possibilita a seguinte situação: ao longo de toda uma campanha, o cidadão pensa e escolhe em que deve votar. Aí, faltando até 48 horas para a votação, este candidato pode ser impugnado por alguma razão e substituído por outro, mas a foto que vai aparecer na urna é a do candidato, digamos, original, e o eleitor acaba escolhendo gato por lebre.
José Amando até citou, no ar, que o atual prefeito de Itaberaba, no interior baiano, foi eleito desta forma: faltando um pouco mais de um dia para a votação, o irmão dele, que era o candidato original, teve a candidatura impugnada e ele, atual prefeito, foi eleito.
Trata-se, efetivamente, de uma brecha legal que permite mil e uma falcatruas e que, concordo com José Amando, deve ser extirpada o quanto antes da legislação eleitoral brasileira, sob pena se o eleitor ser vítima ainda de mais engodos do que aqueles a que já é submetido em toda eleição.

Desilusão
total (I)
Pelo visto, há alguns locais neste país de tamanho continental onde as pessoas andam bastante desiludidas com a política, e, principalmente, com a democracia.
É o que se pode deduzir do fato de haver 111 municípios onde existe apenas um candidato a prefeito.

Desilusão
total (II)
E pelo menos quatro municípios do País vivem situação ainda mais radical: não há um candidato sequer a prefeito.
Neste caso, a lei determina nova eleição, até que alguém se interesse.
Aqui pra nós, ou são municípios fantasticamente evoluídos em termos políticos ou não têm o que dar a quem for eleito. Hehehe...

Frase:
Fazer campanha para um candidato e substituí-lo na véspera da votação é um estelionato eleitoral

Ainda em
choque...
Continuo chocado com o fato de Kassab, de São Paulo, ter sido escolhido o “pior prefeito” das capitais.
É que, ano passado, vi três mil quilômetros de ruas e avenidas serem recapeados na capital paulista, testemunhei terminais de ônibus mais limpos do que certas salas de hospital e vi feiras livres fantasticamente organizadas. Para não falar no excelente desempenho e presença da Guarda Civil Metropolitana. Como é que pode?

Os eternos
fantasmas
Senhores candidatos, poupem nossa inteligência: não usem mais o Metrô nem o Aeroclube como peças de campanha para a prefeitura de Salvador.
A maioria da população já nem acredita mais que eles existam. Tenham dó...

1 LITERATURA - A 5º edição da Revista de Literatura e Arte Ómnira recebe colaboração até o dia 5 de agosto. Mais informações:  [email protected]  ou 8688-8096.  

2 CEPA - Neste sábado, 28, o Cepa promoverá, às 14h, na Faculdade 2 de Julho, Garcia, evento onde o professor Germano Machado dará aula com a temática “Ser: Eis a Base do Viver”.  

3 LAURO - O Cine Teatro de Lauro de Freitas abriga a Exposição “Lauro de Freiras, ontem e hoje”, até o dia 31, das 8h às 18h. Os visitantes podem reviver a história através de fotos do acervo da Divisão de Patrimônio Artístico e Cultural (DIPAC).

4 LAZER - O Projeto Ruas de Lazer, que já acontece nos finais de semana, vai levar diversão aos moradores de Plataforma, Itapuã e Fazenda Grande do Retiro de hoje a 27.

Nenhum comentário: