quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alex Ferraz

VIOLÊNCIA
Somente no primeiro semestre deste ano, houve 230 assassinatos em Feira de Santana, 38% a mais do que o registrado no mesmo período de 2001. Ou seja: acompanhando a tendência nordestina e baiana, a violência só tem crescido na segunda maior cidade da Bahia.

E o sindicato nem pensou nisso!
Recentemente houve um movimento louvável do sindicato que congrega os trabalhadores em postos de combustíveis da Bahia. Foram diversas reivindicações, a maioria relativa a salários e horário de trabalho. No entanto, causou-me estranheza que, mais um a vez, uma situação potencialmente danosa à saúde não tivesse sido abordada, pelo menos com a ênfase necessária para surtir o indispensável efeito imediato: a contaminação desses trabalhadores pelos vapores dos combustíveis, notadamente a gasolina.
Muitos dos efeitos nocivos observados após a exposição à gasolina (inclusive seus vapores, inalados involuntariamente) devem-se aos produtos químicos que compõem o combustível, entre eles o perigosíssimo benzeno, comprovadamente cancerígeno. Isso para não falar no chumbo, que provoca sérios danos neurológicos que podem, também, levar à morte. Além disso, o contato constante com a gasolina (ou seus vapores), pode provocar sérios problema na pele.
Ora, diante disso, é surpreendente que até hoje os trabalhadores em bombas de gasolina não usem máscaras no seu expediente. A relação entre a inalação dos vapores do combustível e os danos sérios à saúde é de tal forma óbvia, que o fornecimento de máscaras aos frentistas não deveria sequer esperar uma determinação legal, pois seria um ato de bom senso por parte dos empregadores. Mas como o bom senso pouco ou nada vale no capitalismo selvagem, sugiro ao sindicato da categoria que inicie contundente e imediata campanha nesse sentido.

Um quadro
triste
Ainda sobre as revelações de João Carlos Bacelar, causou emoção em quem o ouvia, inclusive no estúdio, saber que “45% dos alunos da escola pública, conforme dados do IBGE, são filhos de mães que têm entre 13 e 21 anos, que possuem até cinco filhos, sendo cada um de um pai diferente.”
Certamente que tal conformação “familiar” é, necessariamente, trágica. Daí a necessidade fundamental da escola para essas crianças, escolas onde, conforme o secretário, “os professores fazem as vezes de psicólogos, pais, assistentes sociais etc.”

E por que
eles se calam?
Constrangedor, para dizer o mínimo, é o silêncio da CUT, UNE e outras entidades diante do caos em que se transformou a vida de alunos (e professores, também) na atual crise vivida na Bahia, no ensino público estadual.
A CUT, por exemplo, anunciou que iria às ruas defender os bandidos do mensalão, mas não moveu uma palha para tentar uma solução para a crise na educação baiana. A UNE, que vive a soldo do governo federal, também silenciou. Pois é: educação, pelo visto, é coisa de última categoria neste país. Uma tragédia!

Frase:
É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós 
(John Lennon)

Educação,
acima de tudo (I)
Em brilhante entrevista concedida ontem à rádio CBN Salvador, o secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Salvador, deputado estadual licenciado João Carlos Bacelar, provocou grande impacto e mesmo forte emoção entre os ouvintes, que não se cansaram de ligar para parabenizá-lo.
De fato, Bacelar deu uma aula (com perdão do trocadilho) sobre educação.
Citou, por exemplo, que, no Japão, onde há uma monarquia milenar, ninguém pode tocar no imperador (visto como a representação de Deus na Terra), exceto os professores. Para estes, não há restrições, pois a sociedade japonesa considera que “sem os professores, não haveria imperador”, disse Bacelar.

Educação,
acima de tudo (II)
Bacelar, que à frente da educação municipal em Salvador conseguiu valorizar os professores (hoje, o menor salário é de R$ 3.500 e o mais alto, R$ 10 mil), é uma entusiasta, claro, da educação com base para a solução de todos os problemas de uma sociedade.
Lamentou, porém, que no Brasil este setor seja minimizado, ou mesmo ignorado, “porque a sociedade, como um todo, relega o processo educativo para segundo plano.”

Educação,
acima de tudo (III)
Entre muitas coisas brilhantes que disse, Bacelar lembrou situações dramáticas e criticou enfaticamente a longa duração da atual greve dos professores estaduais, fazendo uma estatística preocupante: o efeito cascata da recuperação dos quase 120 dias sem aulas só será superado em 2015.

1 LÍNGUAS - Estão abertas as inscrições para cursos intensivos de  italiano, inglês e espanhol na Escola de Idiomas  Intellectus Omni , no Garcia. Jovens de nove a 14 anos poodem inscrever-se no curso de Inglês  para “teens”.  Mais informações: 3489-4282 ou  www.intellectusomni.com.br.

2 PRÊMIO – O dia 31 próximo é o último para inscrições na 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Profissionais de todo Brasil que publicaram ou veicularam reportagens entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012 podem concorrer. Mais informações: www.premioabdiasnascimento.org.br

3 RELIGIÃO -Neste sábado (14), o Circulo de Estudo Pensamento e Ação - Cepa (entidade educativa e cultural), apresentará, às14h, na Faculdade 2 de Julho, Garcia,  evento  onde o professor Germano Machado fará abordagem filosófica sobre  “A Essência da Religião em Sentido Totalista”.

4 BOLSA - Foi prorrogado até o próximo dia 20 o prazo para a realização das inscrições do processo seletivo para concessão de Bolsa Esporte de 2012, programa criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Setre e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. 

Nenhum comentário: