sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alex Ferraz


CADÊ?
Prossigo na minha campanha para colaborar na procura por desaparecidos: onde estão os prepostos da Guarda Municipal de Salvador? Há meses que não são vistos nas ruas, nem praças, nem estações de ônibus. Recompensa para quem os encontrar.

Sindicombustíveis responde comentário

Recebi do Sindicombustíveis Bahia correspondência impressa – também com cópia para a diretoria do jornal – rebatendo comentários que fiz nesta coluna sobre a necessidade de maior proteção para os que trabalham como frentistas (atendentes de postos). No comentário, citei que o sindicato dos TRABALHADORES (e não o dos patrões, que é o autor da referida missiva) se esqueceu de reivindicar o uso de máscaras para esses trabalhadores,que passam, no mínimo, oito horas por dia respirando vapores de gasolina.

Vamos às argumentações Sindicombustíveis:
1.    “Os produtos comercializados nos postos de combustíveis são na forma líquida e não gasosa. Além disso, as bombas medidoras, bem como tanques dos veículos, possuem sistemas que eliminam o risco de contaminação ao meio ambiente”
Meu comentário: nunca afirmei que os postos comercializassem combustíveis gasosos. Apenas me referi aos gases, óbvios, que exalam dos combustíveis líquidos. E o cheiro que se espalha no posto JAMAIS poderia ser sentido por nossos narizes caso não emanasses GASES do combustível (por favor, consultem algum professor de física).
2.    “Na maioria dos países europeus e da América do Norte, o sistema de atendimento ao cliente é self-service, ou seja, o próprio consumidor manipula as bombas de abastecimento sem a necessidade de equipamentos de segurança ou treinamento técnico (...) pois se entende que não oferece risco à saúde”
Meu comentário: claro que não. Fala-se aí do manuseio uma ou duas vezes POR SEMANA, por alguns minutos, e não da exposição DIÁRIA aos vapores (existem, sim! Consultem um físico!), por pelo menos oito horas seguidas.
3. ”No Brasil, desconhecemos qualquer estado em que os empregados de postos revendedores, principalmente os frentistas, sejam obrigados a usar máscaras com filtro químico no abastecimento de veículos”
Meu comentário: exatamente. Isso significa que em nenhum lugar do Brasil alguém teve, até hoje, a preocupação de verificar os efeitos tremendamente maléficos sobre o organismo gerado pela inalação, por oito horas seguidas, de VAPORES (existem, sim! Consultem um físico!) de gasolina ou etanol.

Um assassino
ao volante
Quarta-feira passada, por volta das 14h30, o motorista do ônibus de número 1050, placa JQS-4979, dirigia em altíssima velocidade pela Orla, sentido Itapuã-Centro, e por pouco não bateu em dois ou três veículos. Eu testemunhei tudo e peço à empresa, a Rio Vermelho, que redobre o cuidado nos seus psicotestes, pois este indivíduo é um psicopata.

Estes têm
caráter!
Há pouco tempo, um mendigo (morador de rua) de São Paulo achou e devolveu ao dono mais de R$ 20 mil, em espécie.
Na terça-feira passada, outro mendigo, também em São Paulo, salvou uma adolescente de terrível estupro, arriscando sua própria vida.
Para os preconceituosos, eis dois exemplos de que na miséria, pelo visto, está a reserva de caráter deste país.

Frase:
Cinismo é combinação de comodismo com impotência. 
(Bertrand Russell)

Ainda sobre
combustíveis 
No final da carta, a direção dos Sindicombustíveis faz uma ameaça velada a mim, da seguinte forma: “Vale ressaltar que o objetivo desta missiva é EXPLICATIVA (deveria ser: EXPLICATIVO, pois OBJETIVO é masculino) e ESCLARECEDORA (deveria ser ESCLARECEDOR, pelas mesmas razões gramaticais), não tem, no momento, nenhum efeito jurídico. No entanto, veiculações, de maneira inverídica, se continuada, exigirão medidas jurídicas que o caso requer”. Meu comentário: senhores, a CENSURA à imprensa acabou neste país (presumo).

Desmoralizando o ato público (I)
O PT anunciou que pretende fazer um “ato público” em defesa de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, acusado de ser um dos componentes da quadrilha do mensalão.
Ora, ato público para Delúbio?! Quem és tu, criatura? Batam um abacate!

Desmoralizando o ato público (II)
E por falar no julgamento do mensalão, que começa em 2 de agosto, Delúbio e Roberto Jefferson estão zombando abertamente do Supremo Tribunal Federal (STF). Jefferson chegou a dizer que não aceitará uma provável condenação.
Delúbio, por sua vez, foi pródigo em cínicas gargalhadas em evento petista, quando comentou o julgamento.
É esta a República que eles querem? Vade retro, satanás!

1 ESCOLAS - A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), vai entregar esta semana duas escolas completamente reformadas a população de Salvador, beneficiando 584 alunos.  

2 ENGENHEIROS - A Pós-Graduação da Faculdade Área1 e o Crea-BA promovem, no dia 8 de agosto, às 19h30, palestra sobre o “O Engenheiro e suas responsabilidades: uma forma segura de atuar”. As vagas são limitadas e para participar é necessário doar 1 kg de alimento não-perecível. Mais informações: (71) 3453-8990.

3 ROSÁRIO - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega nesta sexta-feira, às 11h, a restauração dos painéis de azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. 

4 AUDITOR - No próximo dia 31, o JusPODIVM inicia a nova turma do Curso Regular de preparação para carreira de Auditor Fiscal, modalidade presencial. Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir a Rua Rodrigues Dórea, 163, no Jardim Armação, ou realizar a matrícula online no site www.juspodivm.com.br. 

Nenhum comentário: