segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Além
Os advogados dos réus José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório, executivos do Banco Rural envolvidos com o mensalão, responsabilizaram pelas operações fraudulentas de crédito o vice-presidente do banco em 2003, José Augusto Dumont.
Em tempo: ele já morreu...

A cotação oficial da vida humana
Não é a lei, tampouco a ética (o que é isso, afinal?) que regerão o respeito à vida humana por parte dos policiais militares de São Paulo. Para eles, a vida já tem um preço: gratificações nos salários.
É verdade: o governo paulista instituiu bônus para os policiais que, tendo dominado os supostos bandidos, matem menos, e, assim, limitem-se às funções básicas, quais sejam as de encurralar e prender suspeitos.
Assim, chegamos ao ápice: no Brasil, a vida humana tem preço cotado oficialmente.

Para os que ignoram a lei, desdenham da Justiça e jogam a ética no vaso sanitário e dão descarga, não matar covardemente gente algemada ou encurralada, ou mesmo gente “confundida” com bandido, renderá dinheiro a mais. E dinheiro é o que interessa, o resto não tem pressa.

Para os idiotas que se ufanam com uma medida deste tipo, que acham uma decisão “louvável”, vale lembrar que em países onde há real respeito pelo ser humano, a polícia imita os bandidos nem os terroristas e sai matando a esmo.
É claro que, numa troca de tiros verdadeira (e não falsificada, como costuma ocorrer neste país vergonhosamente mergulhado na mais absoluta falta de ética e de moral), não há como prever quem matará e quem morrerá.
Mas torturar e fulminar pessoas dominadas, isso é coisa de bandido ou de pessoas que pensam que estão “safas” quando na verdade se igualam ao pior dos facínoras. Terrível, porém absurdamente real.

Será que ainda rodam?
De tempos em tempos, lembro aqui: e os trens do metrô de Salvador? Está há pelo menos quatro anos enferrujando num espaço que custa caro ao estado. Duvido que ainda tenham capacidade de rodar...

Frase
Um crime bem sucedido e favorecido pela sorte é chamado de virtude. (Sêneca)

E os humanos, senhores?
Mico leão dourado, minhocas em extinção, jegues da Lavagem do Bonfim e cavalos do Dois de Julho, para citar apenas alguns. Todos protegidos, prontamente, por ONGs e Justiça.
Mas ninguém, absolutamente ninguém se lembra de proteger os filhotes de seres humanos jogados ao crack, à miséria, à mendicância. Sem mais.

Um país de boçais
Viagens internacionais caríssimas, melhores e mais caros hotéis do mundo, pompa e circunstância em tribunais e casas legislativas.
Falo de comportamentos oficiais e civis.
E, debaixo do tapete, hospitais sem remédios nem médicos, escolas com educação zero e violência absurda.
Estas são as duas faces deste país provinciano.

Momento de humor
Um amigo, desesperado, me diz:
- Pô, Alex, meu celular não está falando.
Respondo:
- Nem o meu. Aliás, o meu nunca falou e no dia em que falar eu largo e saio correndo. Assombração!

Inacabada para sempre...
Assistindo a reportagem na TV sobre protesto de índios no Norte do País, veja, ao fundo, paisagem da rodovia Transamazônica. Lembro-me de como se falava dela nos meus tempos de ginásio, na década de 1970.
Obra da ditadura militar, está até hoje sem asfalto na maior parte de sua extensão. Qual será o mistério?

1 CINEMA - A Praça Dodô e Osmar, na Ribeira, recebe nesta segunda-feira (13), às 18 horas, o projeto Cinema na Praça, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). A Invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese e premiado com cinco estatuetas do Oscar 2012, será o filme.

2 FÍSICA - A Editora da UFBA apresenta, no próximo dia 23, às 18h30, o livro “Educação Física: currículo, formação e inclusão”, de Fernando Reis do Espírito Santo, César Pimentel Figueiredo Primo, Christiane Freitas Luna e Leonardo de Carvalho Duarte. O lançamento será na Livraria EDUFBA.

3 MATRÍCULA - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB convoca para matrícula, em segunda chamada, os candidatos aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do MEC. Mais informações: www.uneb.br/sisu.

Nenhum comentário: